"Operários da Utopia", uma criação do Teatro das Beiras, com encenação de Marco Ferreira, para assistir até 27 de outubro
As inspirações literárias de Thomas More em 'Utopia' de 1516, de Aldous Huxley em 'Admirável Mundo Novo' de 1932 e George Orwell em 'Mil Novecentos e Oitenta e Quatro' de 1949, foram o ponto de partida desta criação.
SINOPSE
Pelo Teatro das Beiras
"E hoje? Em pleno século XXI, qual é o significado de utopia?
Ou melhor: - Para que serve a utopia?
Fomos aos protagonistas das novas utopias, alunos e alunas das escolas secundárias da Covilhã, perguntar o que entendem por utopia.
Desenhámos mapas de ilhas/sociedades imaginárias nas salas de aula, criámos governos distopianos e admiráveis novos mundos, mas não encontrámos uma resposta satisfatória à pergunta. Trabalhámos teatralmente a partir do material recolhido nas escolas, as utopias que nos aproximam e, em oposição, reagimos pela interpretação negativa do futuro, com críticas e sátiras sociais, procurando no exagero um desenlace catastrófico para a humanidade. Nas distopias, encontrámos uma nova pergunta: - Para que serve o teatro?
O teatro como espaço utópico do "não-lugar", lugar que não existe, lugar do imaginário, do futuro. Um teatro que serve de horizonte, que nos faz continuar a caminhar em direção à utopia.
Estas são as duas perguntas chave para as quais não temos, nem queremos ter resposta, antes esperamos a partir delas provocar um debate necessário acerca da dicotomia existente entre a sociedade e a arte, o teatro e a utopia, a imaginação e a realidade. Afinal todos somos protagonistas, de uma forma ou de outra, na construção de um mundo novo. Somos os operários da utopia."
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
Criação Coletiva
Encenação: Marco Ferreira
Direção musical: Rogério Peixinho
Assistência de encenação: Fernando Landeira
Interpretação: Marco Ferreira, Miguel Telmo, Sónia Botelho, Flávia Castro (Acordeão), Inês Leitão (Clarinete), João Morgado (Violino)
Apoio técnico: Jay Collin
Direção de produção: Fernando Sena
Produção: Celina Gonçalves
Fotos: Paulo Nuno Silva
Vídeo: Ivo Silva
Parceria: EPABI
Duração: 60 minutos
IMAGEM
Fotografia: Paulo Nuno Silva
LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS DE APRESENTAÇÃO
11 a 27 de outubro de 2016
Auditório Teatro das Beiras
Covilhã
Sessões para escolas: 11, 12, 13, 14, 18, 19, 20, 21, 26 e 27 de outubro
Sessões para o público em geral: 14, 15, 21 e 22 de outubro, às 21h30
BILHETEIRA
Preço bilhetes: entre 3 e 6 euros 6 euros
PÚBLICO
Classificação etária: maiores de 12 anos
MAIS INFORMAÇÕES
www.teatrodasbeiras.pt
Local:
Data de início:
11 de Outubro de 2016
Data do fim:
27 de Outubro de 2016
Ficha técnica: