DGArtes - Agenda Online

Header Gestão Electrónica de Concursos

Accessibility


print

ANDANÇAS - 16º FESTIVAL INTERNACIONAL DE DANÇAS POPULARES

Arrancou na passada segunda-feira, dia 1 de Agosto, a 16ª edição do ANDANÇAS - Festival Internacional de Danças Populares, organizado pela PéDeXumbo - Associação para a Promoção de Música e Dança, uma estrutura financiada pela Direcção-Geral das Artes/ Secretaria de Estado da Cultura em colaboração com a Câmara Municipal de São Pedro do Sul, a Junta de Freguesia de Carvalhais e o Centro de Promoção Social de Carvalhais. Até 7 de Agosto, este festival pretende transformar a aldeia de Carvalhais, em São Pedro do Sul, numa verdadeira Comunidade Global, recebendo cerca de 25.000 pessoas. Para além das atracções fundamentais - a música, a dança e a partilha de saberes e tradições numa fusão com elementos contemporâneos - este é um festival que prima pelas suas preocupações ambientais. A utilização de novas formas de iluminação para poupar energia, a separação de lixo em todas as áreas do festival e a caneca "Andanças", reutilizável e convertida num dos símbolos do Festival, fazem do Andanças um exemplo de boas práticas na prevenção de resíduos e um dos festivais mais ecológicos do país. Hoje, dia 3 de Agosto, o festival assinala o "Dia Km Zero", cujo objectivo é reduzir a pegada ecológica e as emissões de carbono "utilizando produtos e propostas de programação provenientes de um raio de 20km". Uma outra característica que torna este festival especial e inovador é o facto de contar com o trabalho de mais de 1500 voluntários, que este ano celebram activamente o Ano Europeu do Voluntariado.

Este ano dedicado ao tema "Pausa", o Andanças oferece um cartaz de cerca de 19 horas de programação diárias, contando com a participação de 830 artistas. O programa inclui 35 bailes e concertos, 120 oficinas de dança, com 30 países representados, 80 actividades para crianças, oficinas de técnicas de meditação, relaxamento e passeios pela serra.

PédeXumbo - Associação para a Promoção de Música e Dança

A PédeXumbo é uma associação portuguesa que trabalha desde 1998 a promoção da música e da dança tradicional, dedicando-se à recuperação e divulgação destas práticas culturais, através de registos, co-produções, criações artísticas e investigação, bem como através da promoção do ensino formal e informal destinado a todas as idades. A Pédexumbo organiza, igualmente, festivais em todo o país e programa regularmente no seu próprio espaço, em Évora, oficinas, concertos e bailes para públicos diversificados.

Mais informações:
info@andancas.net / www.andancas.net

Local:
São Pedro do Sul

Data de início:
01 de Agosto de 2011

Data do fim:
07 de Agosto de 2011

Ficha técnica:



Calendar

 April | May | June 

S M T W T F S
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
    

Search


Login

Brevemente disponível

Newsletter

Brevemente disponível


Footer

© Direção-Geral das Artes, all rights reserved.

  • Logo Ministério da Cultura
  • Logo Instituto das Arates
  • Logo Programa Operacional da Cultura
  • Bandeira da União Europeia
  • Símbolo de conformidade nível AA das Directrizes de Acessibilidade Web
  • Web Accessibility icon[D]