DGArtes - Agenda Online

Header Gestão Electrónica de Concursos

Acessibilidade


imprimir

Começa hoje o Festival Andanças 2015 > até 9 de agosto, na Barragem de Póvoa e Meadas, em Castelo de Vide

Entre 3 e 9 de agosto, a Barragem de Póvoa e Meadas, em Castelo de Vide, volta a receber cerca de 30.000 visitantes, para celebrar a 20ª edição do Festival Andanças, uma iniciativa da Associação PédeXumbo.

"O espaço do Festival, no vale da Barragem, receberá variadas instalações artísticas que, na conjugação de diferentes linguagens com cenários de natureza, prometem surpreender os participantes. Pela primeira vez, haverá uma feira de instrumentos tradicionais, onde os construtores de instrumentos irão mostrar e vender os seus trabalhos, partilhando técnicas e conhecimentos. No recinto do festival, 5 palcos serão preenchidos com oficinas de dança durante o dia e bailes durante a noite, 3 palcos terão concertos em diferentes horários e haverá um palco especialmente destinado a crianças."

Este ano haverá um novo palco, o Terreiro, inspirado nos palcos tradicionais de encontro e de interação social pela dança. Os mais de 50 grupos e projetos musicais, vão animar 7 noites de concertos e bailes, com vários bailes a decorrer em simultâneo até às 4 da manhã. O programa junta grupos que foram crescendo com o Andanças ao longo dos anos - Aqui há Baile, Origem Tradicional, Nação Vira, Traballo - com outros que tocam pela primeira vez em território nacional - como Rhizottome, Elanor ou Tukki Bukki - e ainda grupos locais, como Rancho Folclórico Nossa Senhora da Alegria.

As mais de 130 oficinas de dança convidam a uma viagem pelo mundo através dos ritmos e coreografias dos vários continentes, com danças tão diferentes quanto tarantellas de Itália, círculos dos Balcãs, mazurcas da Polónia, urbanas, clássicas Indianas, afro-colombianas, sapateado, forró, samba, bachata, swing, rock n'roll, cabo-verdianas, angolanas, africanas tribais, galegas, bascas, mirandesas, açorianas e muito mais.

Nas 12 oficinas de instrumentos, os participantes terão a oportunidade de experimentar e aprender vários instrumentos de percussão, gaitas de foles, cavaquinho, instrumentos artesanais de Inocêncio Casquinho ou cantares tradicionais do Norte de Portugal.

As 125 atividades especialmente direcionadas a crianças e famílias incluem oficinas de dança - Capoeira, Colombianas, Indianas, Moçambicanas, Portuguesas, do Mundo, Urbanas, entre outras -, mas também teatro, circo, oficinas criativas e de instrumentos, sessões de contos e oficinas de relaxamento.

Para além das 46 atividades de relaxamento, meditação e desenvolvimento consciente, que irão preparar os participantes para cada dia de oficinas e ajudá-los a relaxar depois do exercício, haverá, todos os dias, em vários pontos do recinto, atividades paralelas, com oficinas de artes plásticas, passeios pela região, oficinas de gastronomia, oficinas de artes e ofícios, conversas, cinema, sessões de contos, oficinas de naturalistas, circo, teatro, entre outras."

A celebração do 20 Andanças culminará na tarde de domingo, dia 9 de agosto, com um desfile e animação de rua.

PROGRAMA

O programa completo está disponível para consulta em www.andancas.net.

O Andanças é organizado pela PédeXumbo - Associação Para a Promoção da Música e Dança. A associação surgiu para difundir a dança e a cultura popular de uma forma participativa e dinâmica. Com espaço próprio em Évora e uma equipa profissional permanente, desenvolve projetos em todo o país, dedicando-se à recuperação e divulgação de diversas práticas culturais, através de registos, coproduções, criações artísticas, investigação, ensino, organização de festivais e programação regular de oficinas, concertos e bailes.

A PédeXumbo é uma estrutura artística apoiada pela Direção-Geral das Artes.




















Local:
Castelo de Vide

Data de início:
03 de Agosto de 2015

Data do fim:
09 de Agosto de 2015

Ficha técnica:



Calendário

 Abril | Maio | Junho 

D S T Q Q S S
      
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
     

Pesquisa


Login

Brevemente disponível

Newsletter

Brevemente disponível


Rodapé

© Direção-Geral das Artes, todos direitos reservados.

  • Logo Ministério da Cultura
  • Logo Instituto das Arates
  • Logo Programa Operacional da Cultura
  • Bandeira da União Europeia
  • Símbolo de conformidade nível AA das Directrizes de Acessibilidade Web
  • Símbolo de Acessibilidade à Web[D]