DGArtes - Agenda Online

Header Gestão Electrónica de Concursos

Acessibilidade


imprimir

Oficina "Reacting to time, Portugueses na Performance" - um projeto da AADK Portugal - de 10 a 15 de janeiro na Casa-Atelier Vieira da Silva, Lisboa

A apresentação deste projeto da AADK - Arquitetura Atual da Cultura realizou-se no dia 18 de dezembro de 2014 na Casa Atelier Vieira da Silva, em Lisboa, tendo contado com a presença de Fernando Aguiar (artista plástico e escritor), Clara Menéres (grupo ACRE), Vania Rovisco/AADK Portugal (direção artística), Verónica Metello (consultora artística) e Ana Pais (investigadora).

CRUZAMENTOS DISCIPLINARES
AADK - ARQUITETURA ATUAL DA CULTURA
OFICINA "REACTING TO TIME, PORTUGUESES NA PERFORMANCE"
Criação e direção artística: Vania Rovisco
Consultores artísticos: André Lepecki e Verónica Metello
10 a 15 de janeiro de 2015
Fundação Arpad Szenes - Vieira da Silva
Lisboa


O próximo momento do projeto "Reacting to time, Portugueses na Performance" é uma oficina que se realiza de 10 a 15 de janeiro na Fundação Arpad Szenes - Vieira da Silva, no Alto de São Francisco, em Lisboa. Com criação e direção artística de Vania Rovisco, esta ação conta com as participações de André Lepecki e Verónica Metello como consultores artísticos. Os workshops são limitados a 10/15 participantes com idades compreendidas entre os 16 e os 45 anos, sendo que a participação implica disponibilidade para a apresentação final. O workshop é gratuito e decorre de 10 a 14 de janeiro. No dia 15 de janeiro haverá uma apresentação final pública.

SOBRE O PROJETO

Pela AADK - Arquitetura Atual da Cultura

Nos anos em torno da Revolução de 25 de Abril de 1974 uma dinâmica peculiar pautou a atividade artística portuguesa: num país fechado sobre si mesmo, fora dos circuitos e moldes convencionais de apresentação, um conjunto de eventos colocaram Portugal em sintonia com as questões e com as práticas que animavam a vanguarda artística internacional. O experimentalismo performativo dos anos 70 e 80 do século XX, onde o corpo assumiu um novo lugar na prática artística, atravessou as diferentes áreas artísticas, trazendo novas modalidades de composição, apresentação e experiência. Primeiro em Lisboa, com o grupo de poesia experimental, e na Galeria Judite da Cruz, depois no Porto e em Coimbra, passando pelas Caldas da Rainha e Torres Vedras. Primeiro em eventos isolados, depois em programações e festivais nacionais e internacionais. De meados dos anos 70 até aos anos 80, a dinâmica destas apresentações foi crescente, polarizada nos em torno do Círculo de Artes Plásticas de Coimbra, dos quatro Encontros Internacionais de Arte e da Alternativa 0, do Ciclo de Arte Moderna no IADE e da exposição Massificação e Identidade Cultural mas também no circuito das galerias, com os happenings nas galerias Diferença, Quadrum e Diagonale (Paris). Assim, no início dos anos 80 nasce o Festival Alternativa em Almada, a Bienal de Cerveira, tem lugar o Festival de Performance Portuguesa em Amesterdão e, em 1985, no Centre Georges Pompidou em Paris, o mesmo ano em que tem lugar uma primeira retrospetiva da Performance em Portugal, em Torres Vedras, no I Encontro Nacional de Performance.

Nomes como Albuquerque Mendes, Fernando Azevedo, João Dixo, Artur Barrio, Gerardo Burmester, Miguel Yeco, Silvestre Pestana, Elisabete Mileu, Manuel Barbosa, Fernando Aguiar, António Olaio, Ção Pestana, Rui Orfão e Alberto Carneiro, definem as coordenadas de um primeiro corpo performativo português.

REACTING TO TIME, PORTUGUESES NA PERFORMANCE

Pela AADK - Arquitetura Atual da Cultura

REACTING TO TIME, portugueses na performance, procura atualizar a especificidade da memória corporal destas primeiras experiências. Aceder à origem dessa informação, atualizá-la pela transmissão da experiência direta e apresentá-la publicamente, são os objetivos deste projeto. Trata-se de constituir um arquivo vivo, tornado presente nos corpos. Vania Rovisco desenvolverá um trabalho de contextualização e de investigação e trabalhará com os primeiros agentes da performance em Portugal, na atualização destes trabalhos inaugurais para posteriormente os transmitir. Trata-se de toda uma linhagem não transferida, um passado pouco ou nada presente. REACTING TO TIME, portugueses na performance pretende promover o conhecimento de alguns autores do período em foco e dos seus trabalhos. Um legado transmissível - como é o caso da linguagem do corpo, que provém de uma relação de acumulação de ações culturais reflexivas -, não ter continuidade ou até não estar presente na memória, é uma falha no (re)conhecimento de um património que nos pertence.

CALENDÁRIO 2015

Workshop Transmissão I
10 a 15 de janeiro de 2015
Fundação Arpad Szenes - Vieira da Silva
Lisboa

Workshop Transmissão II
19 a 25 de janeiro de 2015
CAAA - Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura
Guimarães

Workshop Transmissão III
26 a 31 de janeiro de 2015
Teatro-Cine de Torres Vedras
Torres Vedras

Workshop Transmissão IV
9 a 14 de fevereiro de 2015
Centro Negra
Blanca (Espanha)

Workshop Transmissão V
2 a 7 de março de 2015
Formação Avançada em Interpretação e Criação Coreográfica III
Companhia Instável
Porto

"Reacting to Time", de Vania Rovisco
26 e 27 de março de 2015
Teatro-Cine de Torres Vedras
Torres Vedras

MAIS INFORMAÇÕES

Telefone: +351 929 035 056
E-mail: aadk.reactingtotime@gmail.com
Sítio na internet: www.aadkportugal.com (brevemente disponível)
Facebook: http://www.facebook.com/aadk.portugal











Local:
Casa-Atelier Vieira da Silva, Lisboa

Data de início:
10 de Janeiro de 2015

Data do fim:
15 de Janeiro de 2015

Ficha técnica:



Calendário

 Abril | Maio | Junho 

D S T Q Q S S
      
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
     

Pesquisa


Login

Brevemente disponível

Newsletter

Brevemente disponível


Rodapé

© Direção-Geral das Artes, todos direitos reservados.

  • Logo Ministério da Cultura
  • Logo Instituto das Arates
  • Logo Programa Operacional da Cultura
  • Bandeira da União Europeia
  • Símbolo de conformidade nível AA das Directrizes de Acessibilidade Web
  • Símbolo de Acessibilidade à Web[D]