DGArtes - Agenda Online

Header Gestão Electrónica de Concursos

Acessibilidade


imprimir

O FIMFA LX13, organizado pela Tarumba - Teatro de Marionetas, regressa a Lisboa de 17 de maio a 9 de junho

Lisboa será até 9 de junho o grande ponto de encontro internacional do teatro de marionetas e formas animadas. Artistas de todo o mundo são convidados a apresentar as suas mais recentes criações, numa perspetiva de transversalidade artística e com uma grande diversidade de técnicas e propostas estéticas. O festival - que arrancou no dia 17 de maio - vai receber, nesta sua 13ª edição, 20 companhias e criadores, provenientes de vários países como a Alemanha, Bélgica, Espanha, Estados Unidos da América, França, Grécia, Japão, Holanda, Irlanda, Rússia e Portugal, com mais de 50 representações que envolvem espetáculos de sala, de pequenas formas e de rua.

O FIMFA Lx13 conta com o apoio da Direção-Geral das Artes e envolve um conjunto de parcerias, destacando-se a que se realiza com a EGEAC e as coproduções com o Museu da Marioneta, o Teatro Maria Matos e o Teatro São Luiz, o Teatro Nacional D. Maria II, o Centro Cultural de Belém - Fábricas das Artes, para além dos apoios e parcerias com a Câmara Municipal de Lisboa, entre outros. Este ano o FIMFA realiza ainda duas novas parcerias, com dois novos espaços de apresentação, o Espaço Alkantara e o Teatro Meridional.

O programa apresenta novas criações, portuguesas e internacionais, quase todas estreias absolutas no nosso país. Este ano será possível conhecer de uma outra forma, o trabalho de três criadores reconhecidos internacionalmente e com abordagens muito diferentes às marionetas e formas animadas, que têm colaborado entre si: Neville Tranter - Stuffed Puppet Theatre, Agnès Limbos - Cie Gare Centrale e Nicole Mossoux - Cie Mossoux-Bonté.

A abertura do festival decorrerá no Teatro Maria Matos com uma "sculpturOpéra" do artista plástico Gilbert Peyre, que mistura ópera, artes plásticas e tecnologia. Autómatos e figuras electromecânicas enchem o palco e fazem lembrar um sonho de David Lynch... Gilbert Peyre cria esculturas eletromecânicas assombrosas, algumas das quais já participaram num filme do realizador Jean-Pierre Jeunet. Um universo fantástico manipulado à distância e com um ambiente sonoro experimental e envolvente.

A programação completa do festival pode ser consultada em http://fimfalx.blogspot.pt

--

Mais informações:

A Tarumba-Teatro de Marionetas
CAMa - Centro de Artes da Marioneta
Convento das Bernardas
Rua da Esperança, 152 (Madragoa)
Telefone: 212 427 621 ou 91 351 96 97
E-mail: info@tarumba.org ou atarumba@gmail.com
Website: www.tarumba.org / www.fimfalx.blogspot.com

Local:
Lisboa

Data de início:
20 de Maio de 2013

Data do fim:
19 de Junho de 2013

Ficha técnica:



Calendário

 Abril | Maio | Junho 

D S T Q Q S S
      
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
     

Pesquisa


Login

Brevemente disponível

Newsletter

Brevemente disponível


Rodapé

© Direção-Geral das Artes, todos direitos reservados.

  • Logo Ministério da Cultura
  • Logo Instituto das Arates
  • Logo Programa Operacional da Cultura
  • Bandeira da União Europeia
  • Símbolo de conformidade nível AA das Directrizes de Acessibilidade Web
  • Símbolo de Acessibilidade à Web[D]