DGArtes - Agenda Online

Header Gestão Electrónica de Concursos

Acessibilidade


imprimir

"A Cova dos Ladrões" | ACTA - A Companhia de Teatro do Algarve

A ACTA apresenta o espectáculo "A Cova dos Ladrões" com texto de Luís Campião e encenação de Paulo Moreira, no dia 15 de Maio, no Centro Cultural de Lagos, às 21h30. Esta produção resulta de uma parceria realizada entre a ACTA e a Escola Secundária Pinheiro e Rosa, em Faro, no âmbito do Curso Profissional de Artes do Espectáculo, que se concretiza no acolhimento de seis alunos que estão a estagiar na ACTA durante o período de Janeiro a Junho de 2010 e que integram o elenco deste espectáculo.

Trata-se de um espectáculo que acontece em dois planos dramatúrgicos e cenográficos. Por um lado temos o plano da família, passado dentro de casa onde podemos ver um casal que já não tem nada em comum, onde as conversas são apenas circunstanciais e onde se esconde mais do que se fala.
Por outro lado, existe o plano da rua que é povoado por jovens adolescentes que procuram encontrar a sua identidade numa vivência marginal. São jovens sem referências culturais e morais, em fase de afirmação da sua sexualidade. Usando da crueldade sem arrependimento jogam com a vida dos outros numa busca de se assumirem em relação aos colegas. O ponto de ligação entre estes dois planos, que também se encontram divididos em cena, é feito pelo Bruno, o filho mais novo do casal em ruptura e que faz parte do grupo marginal da rua.
Nas palavras do encenador pretende-se «levar à cena este(s) cru(s) retrato(s) de vida doméstica e de rua, procurando mostrar que esta família podia ser a nossa (ou a dos vizinhos do lado) e que estes jovens não são diferentes de muitos com quem nós convivemos no nosso dia-a-dia em tempo de paz".
Se é "um texto sem esperança", não sei. Sei que nos conduz a uma reflexão sobre a nossa sociedade (muito concretamente a portuguesa) e que essa é uma das funções que deve ter o Teatro: levar-nos a pensar sobre a nossa existência e sobre os valores que deveriam moldar os nossos actos sociais. Que possamos sair do espectáculo e dizer como um dos personagens "eu hoje já cresci muito" é o meu humilde desejo. O resto é a magia do teatro, que com pouca "tralha em palco" e muita emoção mediada por actores generosos, faz a ponte de transfiguração entre a realidade e a ficção.»

Este espectáculo conta com a participação dos actores, Bruno Martins, Elisabete Martins e Pedro Mendes e com os alunos finalistas do Curso profissional de Artes do Espectáculo da Escola Secundária Pinheiro e Rosa, César Matoso, Ian Martins, Liliana Vidal, Renato Coimbra, Wilson Benedito e Pedro Pedras na assistência técnica. Os figurinos e a direcção de produção ficaram a cargo de Luís Vicente, a execução cenográfica é de Tó Quintas, a assistência de encenação e a produção executiva é de Elisabete Martins, com desenho e operação de Luz de Octávio Oliveira, operação de som de Pedro Leote Mendes, a comunicação e divulgação por Cristina Braga e o secretariado por António Marques.

O espectáculo tem a duração de uma hora, é indicado para maiores de 16 anos.
O valor das entradas é de 6 euros com desconto de 50% para menores de 12 anos, reformados e cartão jovem.

A digressão do espectáculo "A Cova dos Ladrões" será realizada nas seguintes datas e locais:
MAIO
Dia 22 no Cine-Teatro António Pinheiro, em Tavira, às 21h30
Dia 29 no Teatro Municipal de Portimão, às 21h30
JUNHO
Dia 5 no Auditório Municipal de Olhão, às 21h30

Estrutura Financiada pelo Ministério da Cultura/Direcção-Geral das Artes

Local:
Vêr datas e locais na notícia

Data de início:
15 de Maio de 2010

Data do fim:
05 de Junho de 2010

Ficha técnica:



Calendário

 Abril | Maio | Junho 

D S T Q Q S S
      
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
     

Pesquisa


Login

Brevemente disponível

Newsletter

Brevemente disponível


Rodapé

© Direção-Geral das Artes, todos direitos reservados.

  • Logo Ministério da Cultura
  • Logo Instituto das Arates
  • Logo Programa Operacional da Cultura
  • Bandeira da União Europeia
  • Símbolo de conformidade nível AA das Directrizes de Acessibilidade Web
  • Símbolo de Acessibilidade à Web[D]