DGArtes - Agenda Online

Header Gestão Electrónica de Concursos

Acessibilidade


imprimir

"Vítima da Crise" de Jorge Palinhos | Teatro Art'Imagem | Terra na Boca

Vítima da Crise tem como protagonista um típico e exemplar "homus portuga"! Malabarista, prestidigitador e transformista de vidas, situações e afectos.

Analfabeto funcional, sofrendo de iliteracia aguda, qual papagaio, repete o que ouve - sem nunca prestar muita atenção e incapaz de perder um minuto para pensar. É uma espécie de homem/fado cujo destino está irremediavelmente traçado para a desgraça, herança de um passado fatalista e trágico, enredado num presente que não entende.
Abúlico e sem saber intervir, de ser fautor de qualquer mudança, José é o homem da conversa de treta, do discurso no café, o taxista da desgraça, o da boca no autocarro. Rebelde sem causa, acusa a política de roubalheira e diz que os políticos são todos iguais. Contra os partidos, na hora, vota sempre nos mesmos, os do costume. Fala, fala e não diz nada. Não faz, não sabe como fazer e não deixa que os outros façam. Acha que não tem culpa de nada, só tem direitos e vive (mal, mal) e, sempre que pode, à custa dos outros.
Esta é a tragédia de um homem ridículo, aliás, muito bem aproveitada pelos demagogos que acham sempre que os gastos do Estado, em prestações e apoios sociais, são um desperdício e um convite à subsídio-dependência (tal como no teatro, estão a ver?) e que o mal deste país reside aí, citando Mao (pasme-se) quando este contava a história da cana de pesca... E, acabe-se com esta pouca vergonha! Não falta por aí trabalho!
Ocultam, propositadamente, o busílis da questão e a razão desta impotência nacional - a antiga e sempre crescente desigualdade social e a injusta distribuição da renda (mesmo que pouca), que vai tecendo, qual estratégia da aranha, as teias que manietam os José/zombies que habitam este jardim à beira mar p(l)asmado!
Esta maneira de ser assim português e as manigâncias destes pequenos vigaristas de bairro, bem assimiladas pelos que usam o BI nacional, não sendo a principal causa desta nossa desordem nacional(?), ajudam bastante para que a mudança não aconteça.
Mas, parece que estou a desviar-me da peça, e, com certeza não é disto que ela fala!!!
A verdade é que as aventuras deste homenzinho que todos nós conhecemos dão em palco boa matéria teatral, gargalhadas de ironia e fazem-nos pensar um pouco nas nossas pequenas vidas e na forma como nos movemos para vencer as nossas odisseias quotidianas.
Divirtam-se, pois, ao ver esta peça que, embora não sendo dedicada aos verdadeiros culpados da nossa situação actual, não os pode esquecer, afinal são eles os únicos que não são "Vitima(s) da Crise!

José Leitão
(director artístico do Teatro Art'Imagem)

| FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICA |

Texto: Jorge Palinhos
Interpretação e efeitos sonoros: Valdemar Santos e Isabel Fernandes Pinto
Apoio ao movimento: Luciano Amarelo
Cenografia: Daniel Teixeira
Desenho de Luz: Leunam Ordep
Desenho de Som: Carlos Adolfo
Figurinos: Pedro Ribeiro
Fotografia: Marcos Araújo
Design Gráfico: Olga Almeida
Produção Executiva: Jorge Mendo, Luciano Amarelo e Carina Moutinho
Direcção: Jorge Palinhos
Uma produção
Teatro Art'Imagem | Terra na Boca/Festival TRANSdisse 2010 para o Fazer a Festa - Festival Internacional de Teatro (29ª edição)

| MAIS INFORMAÇÃO |

http://www.teatroartimagem.org/

Estrutura Financiada pelo Ministério da Cultura/Direcção-Geral das Artes

Local:
GALERIA DE PARIS, PORTO [ aos Clérigos ]

Data de início:
12 de Maio de 2010

Data do fim:
15 de Maio de 2010

Ficha técnica:



Calendário

 Abril | Maio | Junho 

D S T Q Q S S
      
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
     

Pesquisa


Login

Brevemente disponível

Newsletter

Brevemente disponível


Rodapé

© Direção-Geral das Artes, todos direitos reservados.

  • Logo Ministério da Cultura
  • Logo Instituto das Arates
  • Logo Programa Operacional da Cultura
  • Bandeira da União Europeia
  • Símbolo de conformidade nível AA das Directrizes de Acessibilidade Web
  • Símbolo de Acessibilidade à Web[D]