DGArtes - Agenda Online

Header Gestão Electrónica de Concursos

Acessibilidade


imprimir

Jardim Zoológico de Cristal | Ao Cabo Teatro

Depois da estreia em Guimarães e da primeira parte de uma digressão que levou o espectáculo a quatro outras cidades em Portugal e Espanha, cerca de um milhar e meio de espectadores depois, chega agora ao Porto «Jardim Zoológico de Cristal», de Tennessee Williams, uma criação da Ao Cabo Teatro com encenação de Nuno Cardoso.

Jardim Zoológico de Cristal é um texto essencial da história recente do nosso teatro. Peça sobre uma família em plena crise - porque as decisões, as possibilidades e as incapacidades pessoais de cada uma das suas personagens se cruzam, como nestes tempos de incerteza, com uma crise que vem de fora - parece escrita ontem, parece falar de qualquer um de nós. A humanidade, seja ela com agá maiúsculo ou minúsculo, enfrenta, em momentos assim, um paradoxo real que coloca frente a frente o desejo, a energia vital que constrói o futuro, e a rugosidade da existência, a desadequação entre expectativas e possibilidades concretas.

A apresentação deste"Jardim Zoológico de Cristal" no Estúdio Zero marca o regresso aos palcos do Porto de Nuno Cardoso, depois de "Platónov", de Anton Tchekov, espectáculo que marcou a temporada passada do Teatro Nacional São João e mereceu uma menção especial da Associação Portuguesa de Críticos de Teatro, para além de ter sido considerado "Melhor Espectáculo do Ano"pelo jornal Público.

Paralelamente à apresentação do espectáculo, Nuno Cardoso orientará uma Oficina Teatral dirigida à população da freguesia do Bonfim. Construída à volta do texto de Tennessee Williams, esta Oficina permitirá envolver, através do acto teatral, a população de uma zona desfavorecida da cidade na interpelação da sua realidade concreta e no questionamento do próprio conceito de crise.

Depois da sua apresentação no Porto, «Jardim Zoológico de Cristal» prosseguirá a sua carreira em Aveiro (Teatro Aveirense, 19 de Dezembro), Lisboa (Teatro Taborda, 6 a 16 de Janeiro), Portimão (TEMPO, 23 de Janeiro) e Faro (Teatro das Figuras, 30 de Janeiro).
...o espectáculo é servido por um conjunto de quatro magníficas interpretações, sobretudo na capacidade demonstrada pelos quatro actores (Luís Araújo, Maria do Céu Ribeiro, Micaela Cardoso e Romeu Costa) em combinar a qualidade lírica do discurso com uma extraordinária plasticidade expressiva, com destaque para Maria do Céu Ribeiro que consegue explorar a dimensão literalmente histriónica - auto-consciente e auto-dramatizadora - da matriarca da família...
(Paulo Eduardo Carvalho, crítico e investigador teatral)

"Jardim Zoológico de Cristal", encenado por Nuno Cardoso e produzido pelo Ao Cabo Teatro é uma das peças do ano. E tem dois actores brilhantes, Maria do Céu Ribeiro e Luís Araújo, uma notável tradução, uma encenação seguríssima e um cenário magnífico.
(Tiago Bartolomeu Costa, crítico e director da revista Obscena)

Jardim Zoológico de Cristal

de Tennessee Williams
tradução Fernando Villas Boas

encenação Nuno Cardoso assistência de encenação Victor Hugo Pontes cenografia Fernando Ribeiro
figurinos StoryTaylors desenho de luz José Álvaro Correia sonoplastia Luís Aly
elenco Maria do Céu Ribeiro, Micaela Cardoso, Luís Araújo, Romeu Costa

voz e elocução João Henriques maquilhagem Marla Santos vídeo Nuno Beira web João Beira
comunicação Filipa Sampaio design gráfico Drop direcção de produção Mauro Rodrigues
gestão José Luís Ferreira
uma produção Ao Cabo Teatro em co-produção com Centro Cultural Vila Flor (Guimarães), Teatro Viriato (Viseu), Teatro Aveirense, Theatro Circo de Braga, As Boas Raparigas... (Porto)

Espectáculo apoiado pela Direcção-Geral das Artes/Ministério da Cultura

Local:
Estúdio Zero | Rua do Heroísmo Porto

Data de início:
03 de Dezembro de 2009

Data do fim:
13 de Dezembro de 2009

Ficha técnica:



Calendário

 Abril | Maio | Junho 

D S T Q Q S S
      
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
     

Pesquisa


Login

Brevemente disponível

Newsletter

Brevemente disponível


Rodapé

© Direção-Geral das Artes, todos direitos reservados.

  • Logo Ministério da Cultura
  • Logo Instituto das Arates
  • Logo Programa Operacional da Cultura
  • Bandeira da União Europeia
  • Símbolo de conformidade nível AA das Directrizes de Acessibilidade Web
  • Símbolo de Acessibilidade à Web[D]