DGArtes - Agenda Online

Header Gestão Electrónica de Concursos

Acessibilidade


imprimir

"Escurial" | Art'Imagem

Um rei, vagueia solitário na sua própria loucura e diverte-se com ela. Num espaço muito próximo, a rainha agoniza no leito de morte, envenenada, assassinada no seu próprio palácio. Um monge prepara-se para as honras fúnebres, observando de perto a clepsidra do expirar de mais uma alma. Nos bastidores deste terror, um bobo, tratador de cães, obriga-se por dever, divertir o rei, nos jogos que este mesmo cria, para conforto do seu sadismo e crueldade. Tudo se passa nos últimos momentos de vida da rainha...]
O texto de Michel de Ghelderode (um dos renovadores do teatro moderno) expõe o homem no seu limite mais básico; um Rei refém da sua loucura e um Bobo escravizado à sua condição de plebeu. Mas o Autor vai mais além e inverte os papéis. Se por um capricho da vontade (do Rei), o bufão ascende à cadeira do poder, confundir-se-á ele com a figura do opressor ?...

Com esta digressão (e uma outra prevista para finais de Outubro), o Teatro Art' Imagem continua a apostar num maior intercâmbio cultural com países que têm grandes afinidades com o nosso (seja por via da língua oficial seja por via de uma maior proximidade geográfica). Com efeito, sendo uma das companhias portuguesas que mais espectáculos tem apresentado no estrangeiro, relembramos que só este ano já nos deslocamos:
ao Brasil, para participar no "Festival Ibero Americano de Teatro de São Paulo" (no mês de Fevereiro):
e a Cabo Verde, para participar no "Mindelact - Festival Internacional de Teatro do Mindelo" (no mês de Setembro)

O Teatro Art' Imagem vai deslocar-se a Zamora, Espanha para participar no "VIII Encuentros de Escenicas para Jovenes", uma iniciativa que decorre de 2 a 4 de Outubro naquela cidade da região espanhola de Castilla y Léon. Neste prestigiado encontro, a companhia portuguesa apresentará a sua mais recente criação teatral: "O Escurial", uma peça da autoria de Michel de Ghelderode, encenada e interpretada por Flávio Hamilton e Valdemar Santos e direcção plástica de Teresa Alpendurada.
A apresentação decorrerá no Teatro de la Junta de Castilla y Léon no dia 3 de Outubro, sábado, pelas 13h00, inserida no âmbito do protocolo cultural que a Câmara Municipal da Maia tem com a Junta de Castilla y Léon.

Agendado - de 21 Outubro a 3 Novembro - uma digressão a São Paulo, Brasil onde apresentaremos a peça "Ptolomeu e a sua viagem de circum-navegação", do autor cabo-verdiano Tchalé Figueira, com encenação de José Leitão.

Estrutura Financiada pelo Ministério da Cultura/Direcção-Geral das Artes

Local:
Teatro de la Junta de Castilla y Léon

Data de início:
02 de Outubro de 2009

Data do fim:
04 de Outubro de 2009

Ficha técnica:



Calendário

 Abril | Maio | Junho 

D S T Q Q S S
      
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
     

Pesquisa


Login

Brevemente disponível

Newsletter

Brevemente disponível


Rodapé

© Direção-Geral das Artes, todos direitos reservados.

  • Logo Ministério da Cultura
  • Logo Instituto das Arates
  • Logo Programa Operacional da Cultura
  • Bandeira da União Europeia
  • Símbolo de conformidade nível AA das Directrizes de Acessibilidade Web
  • Símbolo de Acessibilidade à Web[D]