DGArtes - Agenda Online

Header Gestão Electrónica de Concursos

Acessibilidade


imprimir

A Caça | Teatro O Bando

A CAÇA encerra uma trilogia teatral iniciada em 2006. Depois de GRÃO DE BICO, ponto de partida que explorou a Voz e o Gesto, e de LINHA DA VIAGEM, a qual percorreu a Pintura de Nadir Afonso e nos hipnotizou com a vertigem da Dança, chegamos agora ao plano da estação com A CAÇA, onde se exploram as sensações surpreendentes despoletadas pelo Cinema.
Com encenação de Rogério de Carvalho (galardoado com o Prémio da Crítica por duas vezes e ainda com o Prémio Garrett e o Prémio Almada), A CAÇA é também o nome da curta-metragem homónima de Manoel de Oliveira, estreada em 1964. Cruzando as linguagens do Teatro e do Cinema, colocamo-nos assim entre o palco e a tela, entre os actores e a projecção, de modo a podermos acompanhar os passeios de dois amigos, dois caçadores sem espingarda que atravessam lameiros e observam a violência quotidiana dos homens, a agressividade da Natureza.
Apresentada no ambiente intimista de uma tenda idealizada propositadamente para esta trilogia, n'A CAÇA cruzam-se também dois universos: o mundo adulto e o imaginário da infância, num espectáculo que sublinha e sublima a definição de plano - objecto geométrico infinito a duas dimensões.
A par desta criação iniciámos, em Janeiro de 2008, com o apoio da Câmara Municipal de Palmela, um trabalho de acompanhamento do processo criativo com turmas/grupos de crianças e/ou jovens do concelho. Tendo já atravessado diferentes fases, este processo continua a decorrer, visando o envolvimento da comunidade educativa num caminho percorrido em conjunto - desde o germinar da ideia até ao objecto artístico final: o teatro.
Parece-nos que esta relação do público com a obra de arte terá reflexos positivos no resultado final, além do contributo que se verifica no desenvolvimento e aplicação de competências cognitivas e no fortalecer de um pensamento crítico e criativo. As reacções das crianças e dos próprios artistas, no que se nos afigura como um salutar processo de contaminação, parecem-nos fortes indicadores da pertinência e necessidade de caminhadas como esta...

Local:
TEATRO O BANDO - Vale dos Barris, Palmela

Data de início:
17 de Maio de 2008

Data do fim:
17 de Maio de 2008

Ficha técnica:



Calendário

 Abril | Maio | Junho 

D S T Q Q S S
      
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
     

Pesquisa


Login

Brevemente disponível

Newsletter

Brevemente disponível


Rodapé

© Direção-Geral das Artes, todos direitos reservados.

  • Logo Ministério da Cultura
  • Logo Instituto das Arates
  • Logo Programa Operacional da Cultura
  • Bandeira da União Europeia
  • Símbolo de conformidade nível AA das Directrizes de Acessibilidade Web
  • Símbolo de Acessibilidade à Web[D]