DGArtes - Agenda Online

Header Gestão Electrónica de Concursos

Acessibilidade


imprimir

Workshop "A Janela Aberta" produzido pela Arte

Cada um de nós tem uma presença descomunal escondida. Uma presença abafada pelos papéis e personagenzinhas menores com que nos habituámos a agradar ou desagradar os outros. Uma presença que irradia energia, desperta todo o potencial imaginativo e espontâneo, e que provoca movimento e vida no espectador. Vertidos directamente ou inspirados na Escola Philippe Gaulier, Pedro Fabião e Jaime Mears, actores e alunos da escola, propõem-se encontrar um espaço para cada um estar à sua própria altura e reencontrar essa abertura, esse prazer, esse magnetismo.

OBJECTIVOS
Ideal para trabalhar a presença única de cada perfomer de forma que não se torne aborrecido. Descobrir liberdade e prazer num palco. .Desenvolver a entrega, espontaneidade e a imaginação .Deparar-se com a escolha: revelar-se ou não se revelar. Conhecer as forças que nos mantêm fechados .Cada caso será trabalho de forma específica.
 
PROGRAMA
Jogos e exercícios sobre elementos que formarão o vocabulário usado ao longo do resto da formação (Jogo de Cena, Complicité, Ponto Fixo, Major/Minor, Abertura da Presença). Trabalho sobre a presença de cada participante, individualmente e em grupo. Estado de corpo vs Estado mental. Continuação de jogos e exercícios de descoberta da presença de cada participante. O jogo de cena. Como usar o medo para abrir-se. Continuação de exercícios para consolidar o vocabulário-base. Segundo a orientação para a qual o grupo se incline. A ênfase pode estar em: a) aprofundamento do trabalho sobre a presença - a anti-rotina e a auto-surpresa; b) jogo cénico (base de criação de cenas); c) técnicas de improvisação.

FORMADORES
JAIME MEARS nasceu em Sydney em 1981 e reside actualmente em Paris, onde estuda na École Philippe Gaulier. É licenciada pelo prestigiado National Institute of Dramatic Art NIDA (2002). Actuou em várias produções da The Sydney Theatre Company STC, uma das companhia de referência do teatro na Australia. No âmbito do programa para escolas dessa companhia, ensinou e encenou também várias produções. Participou nos workshops do UK Shared Experience Company e da Compagnie Philippe Genty. Participou na série televisiva All Saints e como actriz convidada em McLouds Daughthers e Home and Away. Teve participações em vários filmes, destacando-se A Máscara II. É professora no Open Program do instituto NIDA, que oferece cursos intensivos especializados em teatro, cinema e voz.

PEDRO FABIÃO nasceu no Porto em 1981. Licenciou-se em Psicologia mas desde sempre dedicou mais tempo ao teatro do que aos estudos académicos. Fez o curso de formação de actores do CITAC, participou em mais de uma dúzia de produções no CITAC, Teatro do Morcego (Coimbra) e Companhia Alter-Lego, de que é fundador. Foi dirigido por Paulo Castro, Marcantonio Del Carlo, Sergio Claramunt, entre outros. Recebeu formação de Carmen Paternostro, José de Abreu Fonseca, Volker Quandt, Denis Bernard, Gabriel Chame Buendia, Koldovico Vio, Nicolas Bernard, Luisa Sanchez Gaillard, Robert Steijn, Ângela de Castro, Nuno Pino Custódio, Ami Hattab, Alexandre del Perugia. É palhaço na Operação Nariz Vermelho desde 2004. Actualmente reside em Paris e estuda na École Philippe Gaulier. Orienta workshops de teatro e clown desde 2006.

Mínimo e máximo de participantes: 8 - 16.
Preço: 20 euros /6 horas de formação
Idioma: Português e Inglês
Cia. Alter-Lego
https://www.alter-lego.com

Estrutura Financiada pelo Ministério da Cultura/Direcção-Geral das Artes

Local:
ARTE TOTAL

Data de início:
03 de Janeiro de 2010

Data do fim:
03 de Janeiro de 2010

Ficha técnica:



Calendário

 Março | Abril | Maio 

D S T Q Q S S
     
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Pesquisa


Login

Brevemente disponível

Newsletter

Brevemente disponível


Rodapé

© Direção-Geral das Artes, todos direitos reservados.

  • Logo Ministério da Cultura
  • Logo Instituto das Arates
  • Logo Programa Operacional da Cultura
  • Bandeira da União Europeia
  • Símbolo de conformidade nível AA das Directrizes de Acessibilidade Web
  • Símbolo de Acessibilidade à Web[D]