DGArtes - Agenda Online

Header Gestão Electrónica de Concursos

Acessibilidade


imprimir

"Caminhos da Mobilidade Rural" > apresentação pública a 25 de outubro, S. Pedro do Sul

A Binaural - Associação Cultural de Nodar desenvolve até 25 de outubro o seu 9º programa de residências artísticas em contexto rural, acolhendo 10 artistas do Brasil, Itália, Estados Unidos, Bélgica, Cabo Verde e Portugal, os quais desenvolverão trabalho criativo, nas áreas da arte sonora e media, sobre temáticas enquadráveis pelo conceito de "mobilidade rural". A apresentação pública destas residências está marcada para o dia 25 de outubro às 15h00, em São Pedro do Sul.

CAMINHOS DA MOBILIDADE RURAL

Texto: Luís Costa (Coordenador)

Normalmente entende-se a sociedade rural de montanha como a do maciço da Gralheira (São Pedro do Sul) como estando ainda ancorada num sentido de radicação, de ligação profunda entre as comunidades e as suas paisagens de referência, em que toda a mobilidade é encarada como sendo forçada pelas circunstâncias e como situação-limite, como saída do fluxo natural da vida (por exemplo, a emigração ou a ida para a guerra).

No entanto, analisando de forma atenta a história social destas comunidades, percebe-se nelas toda uma série de ímpetos de movimento desde tempos ancestrais, sendo que provavelmente eram as limitações dos meios e das vias de transporte que tornavam o raio da ação da mobilidade mais limitado, que não a vontade e a necessidade. Por outro lado, a rápida mudança social de Portugal estimulou um aumento do ritmo e do alcance geográfico da mobilidade nas últimas décadas, sendo que hoje é comum nas aldeias rurais o contacto com quem teve experiências de vida no exterior, ou inclusive com quem nem sequer nasceu ou tem raízes nesses territórios.

O programa de laboratórios artísticos de criação em artes sonoras e intermedia para 2014 da Binaural/Nodar foca-se nos aspetos ancestrais e contemporâneos da mobilidade rural no maciço da Gralheira (São Pedro do Sul) tentando, através do acolhimento de trabalho de campo artístico com comunidades e paisagens e de usos inovadores de tecnologias audiovisuais, de comunicação e interativas, contribuir para a reflexão sobre os novos sentidos dinâmicos para a cosmovisão rural.

Os artistas intermedia brasileiros Sérgio Bonilha e Luciana Ohira irão investigar criativamente casos de percepção extra-sensorial e de experiências fora do corpo, relacionadas com o que poderíamos designar por "mobilidade da alma"; o artista sonoro italiano Riccardo Bertan irá assumir a sua condição de turista para trabalhar sobre a correspondente lenta e ociosa mobilidade que contrasta com os ritmos do trabalho quotidiano e necessário; O artista sonoro norte-americano (residente em Berlim) Pierce Warnecke propõe percorrer caminhos que não levam a lado nenhum e daí tirar ilações expressivas. O jovem artista Português João Farelo estabelecerá contacto direto com os ritmos antigos e atuais da pastorícia e da sua transumância. Por último, o coletivo Cvgmurda (composto por Tiago Carvalho, Bruno Caracol, Aleksandra Vercauteren, Pedro Ferreira e Odaír Monteiro), encetará uma busca de espaços abandonados (símbolo perfeito da mobilidade da própria vida, aquela que conduz à emigração ou inclusive à morte) e aí desenvolverem improvisações com os materiais encontrados.

O resultado de todos estes projetos será apresentado ao vivo no dia 25 de outubro pelas 15h00 na freguesia de Sul (concelho de São Pedro do Sul), oportunidade ideal para um contacto do público com as comunidades locais e com um conjunto de artistas com percursos e experiências bastante diversos.

APRESENTAÇÃO PÚBLICA

25 de outubro de 2014 às 15h00

Com:
Sérgio Bonilha
Luciana Ohira
Riccardo Bertan
João Farelo
Pierce Warnecke
Tiago Carvalho
Bruno Caracol
Aleksandra Vercauteren
Pedro Ferreira
Odaír Monteiro

FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA

Coordenação geral: Luís Costa
Direção artística: Manuela Barile
Equipa de produção: Nely Ferreira e Susana Rocha
Direção de conteúdos: Rui Costa
Apoios: Município de São Pedro do Sul; Freguesia de Sul; Associação das Fragas, Aveloso
Financiamento: Secretário de Estado da Cultura | Direção-Geral da Artes

LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS DE APRSENTAÇÃO

6 a 25 de outubro de 2014

CONTACTOS

Binaural - Associação Cultural de Nodar
Caixa Postal n.º 119
Nodar
3660-324 S. Martinho das Moitas
Telefone: +351 232 723 160 / +351 918 951 857
E-mail: info@binauralmedia.org
Sítios na internet: http://www.binauralmedia.org e http://www.re-tramontana.org










Local:
São Pedro do Sul

Data de início:
25 de Outubro de 2014

Data do fim:
25 de Outubro de 2014

Ficha técnica:



Calendário

 Março | Abril | Maio 

D S T Q Q S S
    
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
 

Pesquisa


Login

Brevemente disponível

Newsletter

Brevemente disponível


Rodapé

© Direção-Geral das Artes, todos direitos reservados.

  • Logo Ministério da Cultura
  • Logo Instituto das Arates
  • Logo Programa Operacional da Cultura
  • Bandeira da União Europeia
  • Símbolo de conformidade nível AA das Directrizes de Acessibilidade Web
  • Símbolo de Acessibilidade à Web[D]