DGArtes - Agenda Online

Header Gestão Electrónica de Concursos

Acessibilidade


imprimir

Dia Mundial da Música - Concerto comemorativo por José Eduardo Martins e Nuno Cardoso

A Eborae Mvsica, Associação e Conservatório promove hoje um concerto comemorativo do Dia Mundial da Música, às 21h30, no Convento dos Remédios, em Évora. José Eduardo Martins (piano) e Nuno Cardoso (Violoncelo) interpretarão a Integral para violoncelo e piano de Henrique Oswald.

Afirmar a importância da Música enquanto uma das formas mais importantes da expressão artística da civilização humana ao longo da história, com os seus criadores e intérpretes, e uma componente fundamental para a educação do gosto e da sensibilidade, são, entre outros, os objetivos da comemoração do Dia Mundial da Música. Este ano a Eborae Mvsica irá também lançar o nº 8 da Revista Glosas.

Programa: Henrique Oswald (1852-1931) - Integral para violoncelo e piano: Sonata-Fantasia op. 44 (1916) em mi bemol maior para piano e violoncelo; Duas peças para violoncelo e piano : Berceuse (s.d.) , Elegia; Três peças para piano solo: Il Neige! (1902), Estudo (1897), Valse-Caprice op. 11 nº 1 (1887); Sonata op. 21 (1897-1898) em ré menor para violoncelo e piano: Allegro Agitato, Romanza ? Adagio, Molto Allegro;

José Eduardo Martins nasceu em 1938 na cidade de São Paulo, onde começou seus estudos com o professor russo José Kliass. Mais tarde, trabalhou durante alguns anos em Paris com Marguerite Long, Jean Doyen e matérias teóricas com Louis Saguer. Durante o seu período de formação recebeu prémios no Brasil e no Exterior. Apresentou igualmente, em primeira audição absoluta, cerca de 150 composições contemporâneas de autores de diversos países. O seu projeto Estudos Contemporâneos para Piano recebeu mais de 80 contribuições de compositores do Brasil e do Exterior. Tem 22 CDs gravados para os selos Labor (U.S.A.), Portugaler e PortugalSom (Portugal), PKP e principalmente De Rode Pomp (Bélgica). Destes, seis são consagrados à música portuguesa, privilegiando Carlos Seixas, Francisco de Lacerda, Jorge Peixinho e Lopes-Graça. Deste, realizou a primeira gravação de obras referenciais, como Viagens na Minha Terra, Músicas Fúnebres e Canto de Amor e de Morte (original para piano).

Nuno Cardoso é licenciado em Matemática. Paralelamente, completa o 8º grau do curso geral de Violoncelo com o Prof. Luís Sá Pessoa, obtendo a máxima classificação e recebendo o Prémio Adriana de Vecchi ? 2009. É admitido, então, na Academia Nacional Superior de Orquestra da Metropolitana, onde frequenta, presentemente, a Licenciatura em Instrumentista de Orquestra, na especialidade de Violoncelo, na classe do Prof. Paulo Gaio Lima. Ao longo destes anos, tem vindo a trabalhar regularmente com maestros como Leonardo de Barros, Jean-Marc Burfin, Cesário Costa, Pedro Neves, Sebastien Tewinkle ou Michael Zilm, ao mesmo tempo que tem frequentado, em Portugal e no estrangeiro, masterclasses com reconhecidos mestres,

É co-fundador do Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa ? MPMP ?, sendo Presidente da Assembleia Geral e colaborando assiduamente em recitais para a difusão de obras do reportório musical português.

A glosas é uma revista quadrimestral dedicada à divulgação do património musical de cultura lusófona, com destaque para a música de tradição erudita ocidental.

Dirige-se a um público diversificado, desde o melómano ao músico profissional, procurando assim reunir todos os cidadãos na redescoberta do passado e na mútua construção do presente.

Neste concerto é lançado o seu novo número, dedicado ao compositor brasileiro Henrique Oswald. A Associação Eborae Mvsica é uma estrutura apoiada pela Direcção Regional da Cultura do Alentejo, Câmara Municipal de Évora, Antena2, Rádio Diana, Diário do Sul, e O Registo; o Conservatório é apoiado pelo Ministério da Educação e pelo FSE, QREN, POPH. Este Concerto tem o apoio do Centro Ward de Lisboa e do mpmp (movimento patrimonial pela música portuguesa).




Local:

Data de início:
01 de Outubro de 2013

Data do fim:
01 de Outubro de 2013

Ficha técnica:



Calendário

 Março | Abril | Maio 

D S T Q Q S S
    
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
 

Pesquisa


Login

Brevemente disponível

Newsletter

Brevemente disponível


Rodapé

© Direção-Geral das Artes, todos direitos reservados.

  • Logo Ministério da Cultura
  • Logo Instituto das Arates
  • Logo Programa Operacional da Cultura
  • Bandeira da União Europeia
  • Símbolo de conformidade nível AA das Directrizes de Acessibilidade Web
  • Símbolo de Acessibilidade à Web[D]