DGArtes - Agenda Online

Header Gestão Electrónica de Concursos

Accessibility


print

Menino Cosmos de Virgílio Almeida | TEMPORADA 2009 | ACOLHIMENTO

Imaginem que um Macaco, uma Esquila e uma Flor têm o mesmo sonho, ao mesmo tempo. Que nesse sonho entram por uma janela do universo e chegam a um planeta misterioso, onde encontram um menino todo estrelado que diz que é o Cosmos.

Saem-lhe sons da boca que ele não sabe o que são mas é capaz de ensinar os mistérios da vida com uma sopa! Ah!, e está sempre a expandir-se, e quando se expande, fica mesmo cómico-colante...

Para tornar tudo ainda mais imprevisível, o Borra-Matão, a Lagostina Lambona, a Maria Cachucha, o Pedrito Cascavel e a Vai-nessa Fumarola entram por este sonho adentro. Eles são o terror das plantas e dos animais na Terra, e estão mesmo a precisar de ser reciclados

SOBRE O ESPECTÁCULO

TEATRO E VIDA EM 3 PASSOS DE GIGANTE

1º PASSO: Imagina que a Terra tem 46 anos. Se assim for, só há 4 anos é que floriu. No ano passado apareceram e desapareceram os dinossauros. Há 8 meses, surgiram os mamíferos e na semana passada, alguns macacos começaram a parecer-se connosco mas no fim-de-semana a terra gelou.

2º PASSO: O homem apareceu há 4 horas e só nos últimos 60 segundos conseguiu extinguir muitos animais e poluir o planeta e o céu. Esta ameaça faz o MENINO COSMOS descer à Terra, num recanto partilhado pela PRIMEIRA FLOR, pela ESQUILA DIVA e pelo MACACÃO INCONSCIENTE.

3º PASSO: Depois de inúmeras peripécias causadas pelas �expansões� com que o Menino Cosmos cria novas estrelas e outras coisas incríveis, a Esquila Diva torna-se a guardiã dos corredores ecológicos que vão ligar todos os seres vivos, a Primeira Flor cria um jardim sensorial para cultivarmos os nossos sentidos e o poluidor incorrigível do Macacão Inconsciente torna-se o mais aplicado defensor do meio ambiente.

Espectáculo dirigido sobretudo para a Infância, MENINO COSMOS fala-nos sobre o planeta terra na perspectiva do ser humano, isto é, o planeta Terra é um ser adulto com cerca de 46 anos, multifacetado em inúmeros rostos e ritmos conhecidos, feito de pó das estrelas, desconhecendo a sua infância. Há 4 anos, a Terra deu a Primeira Flor que começou a cobrir a Terra de vestidos fantásticos de florestas, prados, savanas e perfume.

O ano passado apareceram e desapareceram os dinossauros. Há oito meses surgiram os Esquilos e outros mamíferos e na semana passada alguns Macacos já se pareciam connosco.

Mas no fim-de-semana a Terra gelou. E foi preciso que descongelasse e aquecesse para que voltasse a florir e finalmente aparecemos nós: o Homem. E isso aconteceu apenas há 4 horas.

Em o MENINO COSMOS pretende-se potencializar o teatro enquanto forma de expressão artística extremamente eficaz para sensibilizar, divertindo as crianças para a importância da defesa do meio ambiente.

FICHA ARTISTICA E TECNICA

Encenação Teresa Sobral

Assistência de Encenação Cátia Salgueiro

Interpretação Dora Bernardo, Inês Nogueira, João Saboga, Tiza Gonçalves

Música Paulo Corado

Cenário|Adereços|Desenho de Luz QatreLcolectivo

Figurinos António Felipe, Teresa Sobral

Cabelos e Maquilhagem Sano de Perpessac

Grafismo Zepe

Execução Guarda-Roupa Helena Leitão, Manuel Moreira

Vídeo Documento Victor Jorge

Produção QatreLcolectivo

Local:
Teatro Meridional

Data de início:
09 de Março de 2009

Data do fim:
24 de Março de 2009

Ficha técnica:



Calendar

 March | April | May 

S M T W T F S
    
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
 

Search


Login

Brevemente disponível

Newsletter

Brevemente disponível


Footer

© Direção-Geral das Artes, all rights reserved.

  • Logo Ministério da Cultura
  • Logo Instituto das Arates
  • Logo Programa Operacional da Cultura
  • Bandeira da União Europeia
  • Símbolo de conformidade nível AA das Directrizes de Acessibilidade Web
  • Web Accessibility icon[D]