DGArtes - Agenda Online

Header Gestão Electrónica de Concursos

Acessibilidade


imprimir

A Binaural/Nodar promove, de 21 a 27 de agosto, a Residência Artística Internacional de Prática Sonora e Pesquisa Social

As aldeias nas margens do rio Vouga (municípios de São Pedro do Sul, Vouzela e Oliveira de Frades) recebem, este mês, VOUGASCAPES # 4, uma residência artística de prática sonora e pesquisa social.

VOUGASCAPES # 4 surge na sequência de anteriores projetos que lidaram com temas como as paisagens fluviais, a etno-arquitetura, a religião ou a mobilidade rural. Agora, para este projeto, a Binaural/Nodar convidou 10 jovens artistas e pesquisadores sociais de vários países para uma residência criativa de verão, com a duração de uma semana, para desenvolverem trabalho coletivo sobre os impactos geográficos e sociais da recentemente construída barragem de Ribeiradio / Ermida, em várias aldeias localizadas ao longo do rio Vouga, nos municípios de São Pedro do Sul, Vouzela e Oliveira de Frades. Durante uma semana, os participantes vão integrar diferentes ateliês de campo, coordenados pela equipa da Binaural/Nodar, sobre o contexto geo-etnográfico local, sobre técnicas de gravação / edição e criação sonora, sobre questões éticas morais de práticas artísticas em territórios específicos e sobre metodologias de cooperação para potenciar trabalho coletivo artístico.

Uma intervenção específica será desenvolvida na freguesia de Valadares, no município de São Pedro do Sul, onde vão acontecer várias atividades de mediação cultural envolvendo habitantes e organizações comunitárias locais. O resultado final de VOUGASCAPES # 4 será uma série de obras sonoras/media, reflexões escritas, desenhos, fotografias, etc., que irão simultaneamente contribuir para uma pequena publicação a ser lançada no final do ano e também para uma apresentação pública a decorrer no sábado, 27 de agosto, às 19h00, no Lafões.Cult.Lab, um novo espaço cultural no concelho de Vouzela (com inauguração marcada para breve), onde a Binaural/Nodar passará a ter uma das suas bases de trabalho permanente no território.

VOUGASCAPES # 4 é um evento integrado em SoCCoS - Uma rede europeia de residências artísticas em arte sonora cofinanciada pelo programa Europa Criativa, e que inclui os seguintes parceiros principais: Binaural / Nodar (Portugal), QO-2 (Bélgica), CTM/Disk (Alemanha), Hai-Art (Finlândia) e AIR Laboratory (Polónia).

APRESENTAÇÃO FINAL

Lafões.Cult.Lab, Vouzela, 27 de agosto de 2016, às 19h00

Com:
Albano Ribeiro [Portugal]
Henry Andersen [Austrália]
Jakub Krzewinski [Polónia]
Kathy Alberici [Reino Unido]
Kelli Rose Pearson [EUA]
Lucrecia Dalt [Colômbia]
Niklas Nybom [Finlândia]
Paulina Miu Zielinska [Polónia]
Samson Pignot [França]
Sebastian Dingens [Bélgica]

ORGANIZAÇÃO

Organização: Binaural - Associação Cultural de Nodar, com o apoio dos municípios de São Pedro do Sul, Vouzela e Oliveira de Frades e da Junta de Freguesia de Valadares (São Pedro do Sul) Coordenador: Luís Costa

LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS

Residência:
21 a 27 de agosto de 2016
Aldeias nas margens do rio Vouga, municípios de São Pedro do Sul, Vouzela e Oliveira de Frades

Apresentação final:
27 de agosto de 2016, às 19h00
Lafões.Cult.Lab, Vouzela

CONTACTOS

Binaural - Associação Cultural de Nodar
Rural Based Sound/Media Arts & Social Research
Rua do Seixo, Nº 5, Vouzela
T. +351 232 723 160 / +351 918 951 857
E. info@binauralmedia.org

MAIS INFORMAÇÕES

www.binauralmedia.org
www.soccos.eu

Local:

Data de início:
21 de Agosto de 2016

Data do fim:
27 de Agosto de 2016

Ficha técnica:



Calendário

 Fevereiro | Março | Abril 

D S T Q Q S S
 
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
   

Pesquisa


Login

Brevemente disponível

Newsletter

Brevemente disponível


Rodapé

© Direção-Geral das Artes, todos direitos reservados.

  • Logo Ministério da Cultura
  • Logo Instituto das Arates
  • Logo Programa Operacional da Cultura
  • Bandeira da União Europeia
  • Símbolo de conformidade nível AA das Directrizes de Acessibilidade Web
  • Símbolo de Acessibilidade à Web[D]