DGArtes - Agenda Online

Header Gestão Electrónica de Concursos

Acessibilidade


imprimir

A Escola da Noite acolhe sessão do Seminário Internacional ESPECTÁCULO / CIDADE / TEATRO

A Escola da Noite acolhe no Teatro da Cerca de São Bernardo, no próximo dia 1 de Julho, pelas 18h30, a Mesa 2 do Seminário Internacional "Espectáculo/Cidade/Teatro: As representações da cidade entre o espectáculo e a cena teatral contemporânea", organizado pelo Núcleo de Estudos sobre Cidades e Culturas Urbanas (NECCURB/CES) e coordenado pelos investigadores Carlos Fortuna, José Simões de Almeida Júnior e Maria Amélia Corá.

Com o título "A cidade como metáfora", o debate a realizar no TCSB conta com as intervenções dos dramaturgos Newton Moreno (Brasil) e Abel Neves (Portugal), que falarão a partir de duas das suas mais recentes obras: "Assombrações do Recife Velho" e "Este Oeste Éden", respectivamente. A sessão, moderada por Rui Pina Coelho, incluirá leituras de excertos destas duas obras, a cargo de elementos da Casa da Esquina, no primeiro caso, e de actores d'A Escola da Noite, no segundo. "Este Oeste Éden", de Abel Neves, é, lembramos, o espectáculo que A Escola da Noite está neste momento a preparar e que tem estreia marcada para o próximo mês de Julho.

O Seminário em que esta sessão se inclui pretende reflectir sobre as representações da cidade produzidas pelo e no teatro contemporâneo, quer na cena, quer fora dela, bem como sobre as relações que se estabelecem entre essas representações e a paisagem da cidade e as políticas culturais. Centrado sobre a experiência de Portugal e do Brasil, o Seminário propõe-se discutir as narrativas de visibilidade da cidade produzidas pelo teatro, a partir da dramaturgia, da encenação, da arquitectura teatral, da programação, da animação cultural, da actuação das companhias, dos projectos e das políticas públicas, tendo como eixos de análise a espacialidade e o imaginário, num contexto de proximidade linguística.

A colaboração d'A Escola da Noite, que se estenderá ainda à participação de um dos seus elementos na mesa-redonda "Narrativas da Visibilidade - experiências das companhias teatrais e a cidade", agendada para dia 3 de Julho, ocorre na sequência de várias colaborações anteriores entre a companhia e o NECCURB/CES, grupo coordenado por Carlos Fortuna.

Local:
Teatro da Cerca de São Bernardo

Data de início:
01 de Julho de 2009

Data do fim:
01 de Julho de 2009

Ficha técnica:



Calendário

 Fevereiro | Março | Abril 

D S T Q Q S S
 
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
   

Pesquisa


Login

Brevemente disponível

Newsletter

Brevemente disponível


Rodapé

© Direção-Geral das Artes, todos direitos reservados.

  • Logo Ministério da Cultura
  • Logo Instituto das Arates
  • Logo Programa Operacional da Cultura
  • Bandeira da União Europeia
  • Símbolo de conformidade nível AA das Directrizes de Acessibilidade Web
  • Símbolo de Acessibilidade à Web[D]