DGArtes - Agenda Online

Header Gestão Electrónica de Concursos

Accessibility


print

Exposição "Film" - uma iniciativa da Curtas Metragens - até 1 de setembro em Vila do Conde

A Exposição "Film" apresenta um conjunto de obras de artistas que trabalham criativamente sob a película fílmica. A mostra estará patente até 1 de setembro na Solar - Galeria de Arte Cinematográfica, Vila do Conde. Nesta iniciativa da Curtas Metragens - Cooperativa de Produção Cultural, entre diversas abordagens, debate-se o papel do cinema e do material físico da película num momento em que o digital passou a ser o standard de produção e exibição.

A proposta deste programa, que engloba uma exposição e, em paralelo, sessões de cinema, uma master class e uma performance, corresponde a uma reflexão sobre o modo como o cinema tem sido afetado, nos últimos anos, por uma grande transformação do seu processo tecnológico: o fim da película e a passagem para o digital, nos seus diferentes momentos, desde a produção à exibição.

A exposição "Film" contará com a participação de artistas e cineastas que já passaram pela Solar ou pelo Curtas Vila do Conde e que têm como preocupação central a reflexão sobre a condição técnica e teórica do cinema, ou da sua relação com as outras artes, testemunhando que a memória das imagens é sempre feita a partir do olhar singular do autor que as organiza e apresenta.

Contará também com a participação inédita de um duo, João Maria Gusmão e Pedro Paiva, que pela primeira vez acederam a um convite para integrar uma exposição entre autores que são, maioritariamente, cineastas.

O percurso da exposição foi pensado de forma a oferecer ao visitante uma total liberdade de exploração dos múltiplos sentidos ou consequências que as diversas propostas poderão tomar. Desde a inserção de aparatos mecânicos do cinema deslocados do seu contexto, à utilização de citações em suportes alternativos, às transposições vídeo em canal único ou em vários canais, à construção de caixas negras como pequenas salas de cinema e nas quais se realizam projeções continuas, apresentam-se diversos tipos de objetos que consubstanciam uma ideia: Film.

LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS DE APRESENTAÇÃO

29 de junho a 1 de setembro de 2013
Solar - Galeria de Arte Cinematográfica
Vila do Conde

CONTACTOS

Curtas Vila do Conde
Festival Internacional de Cinema
Auditório Municipal
Praça da República
4480-715 Vila do Conde
Telefone: 252 646 516/ 252 643386
E-mail: info@curtas.pt
Website: http://www.curtas.pt/






Local:
Vila do Conde

Data de início:
29 de Junho de 2013

Data do fim:
01 de Setembro de 2013

Ficha técnica:



Calendar

 January | February | March 

S M T W T F S
 
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
      

Search


Login

Brevemente disponível

Newsletter

Brevemente disponível


Footer

© Direção-Geral das Artes, all rights reserved.

  • Logo Ministério da Cultura
  • Logo Instituto das Arates
  • Logo Programa Operacional da Cultura
  • Bandeira da União Europeia
  • Símbolo de conformidade nível AA das Directrizes de Acessibilidade Web
  • Web Accessibility icon[D]