DGArtes - Agenda Online

Header Gestão Electrónica de Concursos

Accessibility


print

PAIVASCAPES #1 ? FESTIVAL SONORO DO RIO PAIVA

Exposição retrospectiva, concertos multimédia, instalações sonoras nas margens do rio Paiva, conferências, mostra de vídeos, actividades de percepção sonora e passeios ambientais

Muitos aspectos e percepções podem ser associados às paisagens fluviais, os quais em conjunto evidenciam a força e a importância multiforme dos rios. Desde logo, a paisagem fluvial fornece um potencial energético (a energia da água e dos sedimentos que descem o curso do rio) e também uma superfície, um espaço sobre o qual a vegetação e as construções assentam. Um rio vivo é pois aquele que mantém estes dois elementos, que formam o seu capital natural, presentes e activos, sendo que a perda de produtividade de um rio (pela poluição, por erros no planeamento agrícola, urbanístico, energético, etc.) pode levar séculos a ser reposta. Por outro lado, cada rio tem a sua personalidade, conferida pela inscrição de uma marca histórica, associada aos múltiplos usos e percepções ao longo dos tempos, camadas sobrepostas de valores práticos, culturais, simbólicos e espirituais que constituem o capital humano de um rio.

Bem no coração de um dos rios mais limpos da Europa, o rio Paiva (Portugal), Paivascapes # 1 - Festival Sonoro do Rio Paiva é uma celebração de cinco dias de inovação e criatividade cultural, numa região rural conhecida pelas suas ricas e antigas tradições. Paivascapes # 1, produzido pela organização cultural portuguesa Binaural / Nodar, é inteiramente dedicado à exploração sensorial de paisagens e comunidades ribeirinhas através da arte sonora e multimédia.

O programa do festival inclui cinco dias e noites densamente preenchidos (entre 4 e 8 Março 2011) que irão fornecer um amplo panorama de mais de 20 obras artísticas recentemente desenvolvidas ao longo do rio Paiva ? composições eletroacústicas e baseadas em gravações sonoras de campo, instalações multimédia, projecção de filmes e performances sonoras - incluindo ainda uma contextualização histórica, antropológica e ambiental da região, através de uma série de conferências por parte de alguns peritos e investigadores de renome. E por último, formas antigas de tradições locais orais e musicais farão parte igualmente do festival, colocando em contacto directo formas artísticas exploratórias com outras profundamente enraizadas no território.

O Festival Paivascapes #1 visa igualmente aumentar a consciência sobre a sustentabilidade, de como é possível viver numa interacção equilibrada com a natureza: Por um lado, o festival terá a forma de um itinerário, seguindo o rio Paiva desde a sua nascente até à foz, o que possibilitará ao público um contacto directo com diferentes paisagens e comunidades rurais. Por outro lado, durante este itinerário, alguns dos projectos sonoros serão apresentados em locais diferentes ao longo do rio e decorrerá uma série de percursos pedestres ambientais.

O Festival Paivascapes #1 obteve do Conselho da Europa o selo CECEL de mérito cultural Europeu, tem como parceiro media a Viseu TV e parceiro na realização de um passeio ambiental a Associação S.O.S. Rio Paiva.

Lista de artistas participantes:

Alicja Rogalska (PL), Anna Hints (EE), Charles Stankievech (CA), Craig Dongoski (US), Ignaz Schick (DE), Jez riley French (GB), John Grzinich (US), Katherine Liberovskaya (CA), Lasse-Marc Riek (DE), Luis Costa (PT), Maile Colbert (US), Manuela Barile (IT), Marc Behrens (DE), Marja-Liisa Plats (EE), Martin Clarke (GB), Masayo Kajimura (DE), o.blaat (JP), Patrick McGinley (US), Phill Niblock (US), Rui Costa (PT), Rui Silveira (PT), Sérgio Cruz (PT), Tiago Carvalho (PT), William Lamson (US), Yasuno Miyauchi (JP).

Lista de oradores:

Tiago Monteiro-Henriques (PT), Sérgio Caetano (PT), Marcos Medalon (PT), Nuno Martins (PT), Domingos J. Cruz (PT), Tiago Carvalho (PT)

Informação adicional:

http://www.paivascapes.org
http://www.binauralmedia.org

O Festival Paivascapes #1 é financiado pelo Ministério da Cultura / Direcção Geral das Artes, Fundação Calouste Gulbenkian, Instituto da Segurança Social, Instituto do Emprego e Formação Profissional e por duas autarquias que muito apoiaram o projecto: Câmara Municipal de Vila Nova de Paiva e Câmara Municipal de Arouca.

Local:
Vila Nova de Paiva, Castro Daire, São Pedro do Sul, Arouca, Castelo de Paiva (PT)

Data de início:
04 de Março de 2011

Data do fim:
08 de Março de 2011

Ficha técnica:



Calendar

 January | February | March 

S M T W T F S
 
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
      

Search


Login

Brevemente disponível

Newsletter

Brevemente disponível


Footer

© Direção-Geral das Artes, all rights reserved.

  • Logo Ministério da Cultura
  • Logo Instituto das Arates
  • Logo Programa Operacional da Cultura
  • Bandeira da União Europeia
  • Símbolo de conformidade nível AA das Directrizes de Acessibilidade Web
  • Web Accessibility icon[D]