DGArtes - Agenda Online

Header Gestão Electrónica de Concursos

Acessibilidade


imprimir

Variações à Beira de um Lago - de David Mamet

Dois homens encontram-se à beira de um lago. Falam sobre patos. No entanto, nenhum deles sabe grande coisa acerca de patos. Usam as palavras como máscara dos conceitos, revelando-se, contudo, nas teias de uma ambígua (mas fascinante) comunicação. Especulando sobre os hábitos dos patos, a conversa deriva para temas como a amizade, a condição humana, o medo da solidão e a morte. Na divagação metafísica que entre si estabelecem, emergem o Mundo e a experiência de vida de ambos.
Esta pequena peça revela, nos seus brilhantes diálogos, toda a capacidade de Mamet na exposição da ironia, do non sense e das pequenas tragédias íntimas de cada ser humano. Trata-se de uma comédia simples na qual dois homens se encontram com o seu reflexo na superfície tranquila das águas de um lago: catorze variações, como uma composição musical, num estudo para dois actores. Com Beckett e Albee por perto.
David Mamet nasceu em Chicago em 1947. No início da sua carreira foi actor e encenador. Enquanto escritor obtém os seus primeiros sucessos com Variações à beira de um lago (de 1976), Sexual perversity in Chicago e American Buffalo. De entre os inúmeros prémios recebidos pelo seu trabalho enquanto argumentista, novelista, poeta e ensaísta destacam-se: o Society of West End Theatre Award (1983), o Pulitzer Prize (1984), o Dramatists Guild Hall-Warriner Award (1984) e o American Academy Award (Óscar), em 1986. Mamet escreveu, até à data, vinte e duas peças de teatro, catorze argumentos para cinema, seis ensaios, duas novelas e um livro para crianças.
Intérpretes André Gomes, João Ricardo
Tradução Carlos Pimenta
Cenário João Mendes Ribeiro
Música original Mário Laginha
Vídeo Alexandre Azinheira
COMPANHIA DE TEATRO DE ALMADA
CRIAÇÃO

Local:
Teatro Municipal de Almada - SALA EXPERIMENTAL

Data de início:
28 de Fevereiro de 2008

Data do fim:
30 de Março de 2008

Ficha técnica:



Calendário

 Novembro | Dezembro | Janeiro 

D S T Q Q S S
  
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
  

Pesquisa


Login

Brevemente disponível

Newsletter

Brevemente disponível


Rodapé

© Direção-Geral das Artes, todos direitos reservados.

  • Logo Ministério da Cultura
  • Logo Instituto das Arates
  • Logo Programa Operacional da Cultura
  • Bandeira da União Europeia
  • Símbolo de conformidade nível AA das Directrizes de Acessibilidade Web
  • Símbolo de Acessibilidade à Web[D]