DGArtes - Agenda Online

Header Gestão Electrónica de Concursos

Acessibilidade


imprimir

Ângela Ferreira apresenta "South Facing" de 7 a 30 de maio na Johannesburg Art Gallery, África do Sul

A primeira exposição individual de Ângela Ferreira num espaço museológico sul africano, South Facing, inaugura na Johannesburg Art Gallery, a 7 de maio de 2017, com curadoria de Amy Watson. A inauguração, que irá contar com uma performance, realiza-se às 16h00.

"South Facing" inclui trabalhos recentes e trabalhos anteriores da artista nunca expostos, bem como um novo trabalho, em resposta às condições da extensão Meyer Pienaar.

"Construída em 1989, durante os anos finais do apartheid, a extensão propunha criar uma transição pública mais acessível entre o edifício original neoclássico da era colonial e o parque urbano adjacente. Problemas estruturais inerentes resultaram no fecho temporário da JAG em 2017, criando a oportunidade para reexaminar a relação entre uma instituição anteriormente vista como um símbolo de elitismo e o seu emergente contexto urbano, multicultural e pós-apartheid. No seguimento de uma obra de trabalho artístico crítico e arquitectonicamente responsivo, a nova obra chama a atenção para a história visual dos processos de construção da extensão, particularmente do controverso telhado abarrilado com abóbadas revestidas a cobre, que vem alargar as investigações de Ferreira sobre a história da exploração mineira da era colonial na África do Sul e na República Democrática do Congo ("Stone Free", 2012, e "Entrer dans la mine", 2013).

O trabalho de Ângela Ferreira reflete sobre o impacto continuado do colonialismo e do pós-colonialismo no presente, particularmente no que toca ao sul global. A sua principal área de investigação tem sido a tradução do modernismo no contexto colonial africano e os complexos legados arquitetónicos, estéticos e sociais do projeto modernista. As práticas de Ferreira retiram a criticalidade visual da sua identidade dupla, portuguesa e africana, e o corpo de trabalho resultante tem raízes na África do Sul, em Moçambique e em Portugal. A exposição em Joanesburgo vem ligar estes três espaços e dar ao público a oportunidade de se envolver nas práticas da artista, baseadas numa pesquisa multidisciplinar.

A exposição inclui, entre outros trabalhos, "Werdmuller Centre" (2010), que tem em conta o idealismo popular utópico do vocabulário modernista sul africano dos anos setenta; "Maison Tropicale" (footprints) (2007), que traça a história do projeto de alojamento do designer francês Jean Prouvé e investiga o modo como o modernismo europeu se adaptou, ou não, à realidade do continente africano; e "Sites and Services" (1991-1992), que referencia a oferta racializada de infraestruturas sob o apartheid."

Um catálogo, com textos de Jürgen Bock, Alda Costa e Rafael Mouzinho, Pamila Gupta, Noëleen Murray e Amy Watson, acompanha a exposição.

/

"South Facing"
De Ângela Ferreira
Curadoria de Amy Watson

07.05.2017 - 30.07.2017
Johannesburg Art Gallery (JAG)
Joubert Park
Corner Klein and King George Streets
2044 Joanesburgo
África do Sul

Horário:
De terça a domingo, das 10h00 às 17h00
www.friendsofjag.org
(+27) (0)11 725 3130

/

Sobre a Johannesburg Art Gallery

A Johannesburg Art Gallery (JAG) é um espaço museológico focado na preservação e acesso à herança artística sul africana, e no reconhecimento de artistas e práticas negligenciadas dentro desta herança, por meio de exposições, publicações e programas educativos. Com o generoso apoio de Friends of JAG, que angaria fundos para apoiar a programação, a Johannesburg Art Gal-lery mantêm uma das mais proeminentes colecções publicas sul africanas de arte africana e euro-peia dos séculos XIX, XX e XXI.

/

Mais informações:

Tara Weber
taraw@joburg.org.za

/

Apoios:

Este projeto é apoiado pelo Ministério da Cultura/ Direção-Geral das Artes, University of the Witwatersrand / Wits Citys Institute, Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, Camões - Centro Cultural Português (Maputo), Fundação Calouste Gulbenkian, City of Joburg, Friends of JAG, Emile Stipp Collection, Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e Embaixada de Portugal na África do Sul. /

Imagem:

"South Facing nº 3", 2017
Créditos: Ângela Ferreira

Local:

Data de início:
07 de Maio de 2017

Data do fim:
30 de Maio de 2017

Ficha técnica:



Calendário

 Novembro | Dezembro | Janeiro 

D S T Q Q S S
     
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
      

Pesquisa


Login

Brevemente disponível

Newsletter

Brevemente disponível


Rodapé

© Direção-Geral das Artes, todos direitos reservados.

  • Logo Ministério da Cultura
  • Logo Instituto das Arates
  • Logo Programa Operacional da Cultura
  • Bandeira da União Europeia
  • Símbolo de conformidade nível AA das Directrizes de Acessibilidade Web
  • Símbolo de Acessibilidade à Web[D]