DGArtes - Agenda Online

Header Gestão Electrónica de Concursos

Acessibilidade


imprimir

"trilogia 1.José 2.Rubem 3.Fonseca" | A Escola da Noite e a Companhia de Teatro de Braga

A propósito da reposição em Coimbra dos três espectáculos construídos a partir da obra de Rubem Fonseca o Teatro da Cerca de São Bernardo acolhe, entre 1 e 12 de Junho, um conjunto de iniciativas que visa um conhecimento (ainda) mais abrangente da obra deste autor brasileiro. Para além da apresentação da TRILOGIA 1José 2Rubem 3Fonseca, co-produção d'A Escola da Noite e Companhia de Teatro de Braga (CTB), vão ser projectados filmes que a obra de Rubem Fonseca sugere (pela ligação que o próprio autor tem com o cinema, nomeadamente a adaptação de textos seus no filme "Cobrador: In God We Trust" e o argumento de "O Homem do ano" que escreveu a partir de um conto de Patrícia Melo) e será abordada a temática da violência urbana (muito presente na sua obra), com a projecção do documentário "Onibus 174", seguido de debate moderado por Tatiana Moura do Núcleo de Estudos para a Paz do Centro de Estudos Sociais de Coimbra.

TRILOGIA 1José 2Rubem 3Fonseca
Nesta inédita incursão teatral pela obra de Rubem Fonseca, A Escola da Noite e a CTB apresentam ao público um conjunto de três espectáculos construídos a partir de mais de vinte contos que oferece uma mostra alargada do universo literário deste consagrado escritor brasileiro.
Em todos eles é possível encontrar os traços que distinguem a escrita de Rubem: o quotidiano nas grandes cidades, a violência, o sexo, a solidão. A adaptação cénica que construímos aposta na valorização da narrativa presente nas obras originais e assenta sobretudo no trabalho dos actores, num espaço cénico despojado e comum aos três espectáculos (que podem ser vistos autonomamente mas que garantem a quem assiste à trilogia outras articulações e leituras da obra).

1José
Em "1José", as diferentes formas de violência e do seu exercício adquirem especial significado, não só através de "O Cobrador" (que percorre todo o espectáculo), como também, por exemplo, através dos perturbantes "Passeio Noturno" (I e II) ou ?Hildete"

2Rubem
O sexo, o amor e, de uma forma geral, a maneira como queremos ou somos capazes de nos relacionarmos com o outro e com o nosso corpo estão presentes nos cinco contos que integram "2Rubem". Crime, escatologia, assédio, auto-mutilação. Loucura" "Na cama não se fala de filosofia."

3Fonseca
O último momento da trilogia - "3Fonseca" - reúne nove "monólogos" retirados de outros tantos contos. A partir das histórias que as personagens nos contam ficamos a saber mais do que gostaríamos sobre as suas (nossas?) vidas. Mas elas podem ajudar-nos a celebrar, com Rubem Fonseca, o "pacto de incêndio contra esse espaço de rotina cinzenta entre a vida e a morte a que chamam vida".

| CALENDÁRIO |

1 de Junho, terça, 21h30 > Onibus 174 > n0 TCSBar
de José Padilha e Felipe Lacerda. Brasil, 2002, documentário, 128 minutos
Uma investigação cuidadosa, baseada em imagens de arquivo, entrevistas e documentos oficiais, sobre o seqüestro de um ônibus em plena zona sul do Rio de Janeiro. O incidente, que aconteceu em 12 de junho de 2000, foi filmado e transmitido ao vivo por quatro horas, paralisando o país. No filme a história do seqüestro é contada paralelamente à história de vida do seqüestrador, intercalando imagens da ocorrência policial feitas pela televisão. É revelado como um típico menino de rua carioca transforma-se em bandido e as duas narrativas dialogam, formando um discurso que transcende a ambas e mostrando ao espectador porque o Brasil é um país é tão violento.
seguido de debate sobre a violência urbana, moderado por Tatiana Moura do Núcleo de Estudos para a Paz do CES

3 e 4 de Junho, quinta e sexta, 21h30 > 1JOSÉ
[Agora você (ou José e seus irmãos), Passeio noturno I, Raimundinha, O Outro, A Escolha, Passeio noturno II e Hildete]

7 e 8 de Junho, segunda e terça, 21h30 > 2RUBEM
[O Buraco na Parede, Caderninho de Nomes, Eu seria o homem mais feliz do mundo se pudesse passar uma noite com você, Copromancia e Soma zero]

9 de Junho, quarta, 21h30 > Cobrador: In God We Trust > n0 TCSBar
de Paul Leduc. Argentina, 2006, a partir de textos de Rubem Fonseca, 92 minutos
No episódio principal, um assaltante (Lázaro Ramos) invade uma mansão em pleno reveillon, aprisionando todos os presentes. Como não teve a chance de estudar, trabalhar e levar uma vida digna, ele realiza através do assalto a cobrança de uma dívida existente não apenas consigo, mas com todos os pobres. Os demais episódios também questionam os valores da civilização ocidental, através da explosão de um shopping center, da exibição de imagens do ataque terrorista de 11 de setembro de 2001 e apresentação de casos do capitalismo selvagem."

10 de Junho, quinta, 21h30 > O Homem do ano > n0 TCSBar
de José Henrique Fonseca, Brasil, 2003, argumento de Rubem Fonseca, 113 minutos
Uma ingênua aposta entre amigos transforma Máiquel (Murilo Benício), um homem comum, em um assassino e herói de toda uma cidade. Deixando-se levar pelos acontecimentos, Máiquel torna-se respeitado por bandidos e pela polícia, sendo também amado por duas mulheres. Até que comete seu primeiro erro e é obrigado a tomar de volta o controle do seu destino.
11 e 12 de Junho, sexta e sábado, 21h30 > 3 FONSECA
[Agora você (ou José e os seus irmãos), Francisca, Mecanismos de defesa, Zezé, Passeio Nocturno I, Sucesso, Ganhar o jogo, Orgulho, Vida, Entrevista e Um dia na vida de dois pactários]

Teatro da Cerca de São Bernardo | Coimbra
INFO 239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt
Espectáculos parea maiores de 16 anos.

| FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICA |

Textos Rubem Fonseca
Encenação António Augusto Barros
Elenco Allex Miranda | António Jorge | Carlos Feio | Igor Lebreaud | Lina Nóbrega | Maria João Robalo | Mário Montenegro | Miguel Magalhães | Rogério Boane | Sílvia Brito | Solange Sá
Figurinos Ana Rosa Assunção
Desenho de luz Jorge Ribeiro
Som Eduardo Gama

Fotografias de "1José" de autoria de Pedro Rodrigues.



Estrutura Financiada pelo Ministério da Cultura/Direcção-Geral das Artes

Local:
Teatro da Cerca de São Bernardo, em Coimbra

Data de início:
01 de Junho de 2010

Data do fim:
12 de Junho de 2010

Ficha técnica:



Calendário

 Outubro | Novembro | Dezembro 

D S T Q Q S S
 
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
    

Pesquisa


Login

Brevemente disponível

Newsletter

Brevemente disponível


Rodapé

© Direção-Geral das Artes, todos direitos reservados.

  • Logo Ministério da Cultura
  • Logo Instituto das Arates
  • Logo Programa Operacional da Cultura
  • Bandeira da União Europeia
  • Símbolo de conformidade nível AA das Directrizes de Acessibilidade Web
  • Símbolo de Acessibilidade à Web[D]