DGArtes - Agenda Online

Header Gestão Electrónica de Concursos

Acessibilidade


imprimir

Artech-int: Associação Internacional de Arte Computacional expõe "Presense" - Exposição de Arte Digital - de Rudolfo Quintas

Rudolfo Quintas expõe "Presense" na galeria Adamastor Studios, em Lisboa, de 6 a 31 de março de 2015.

Trata-se de uma exposição inovadora no contexto da arte digital em Portugal, em que o artista explora a relação entre corpo, sensação e presença através de peças interativas que convocam a participação do público. A exposição é cofinanciada pela Direção-Geral das Artes e coproduzida pelo Tomas Kirchhausen Lab da Harvard Medical School/Harvard University.

ARTES DIGITAIS | LISBOA
ARTECH-INT: ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE ARTE COMPUTACIONAL
"PRESENSE" - EXPOSIÇÃO DE ARTE DIGITAL - DE RUDOLFO QUINTAS
6 a 31 de março
(de segunda-feira a domingo, das 14h00 às 20h00)
Visitas guiadas para famílias: sábado e domingo, das 10h00 às 12h30
Galeria Adamastor Studios
Lisboa


PRESENSE

"Presense" é uma exposição de arte digital interativa de Rudolfo Quintas com curadoria de Verónica Metello. Estará patente de 6 a 31 de março na galeria Adamastor Studios em Lisboa (Praça dos Restauradores 13 - 2.º Dto). Inaugura no dia 6 às 19h00.



"Presense" é uma exposição inovadora a nível nacional e internacional e nela o público torna-se co-criador através da relação que tem com as obras, seja pelo seu movimento, pela sua ação ou intenção. O visitante e a obra tornam-se um só, sendo que cada pessoa pode experienciar diversos resultados da sua intervenção com as instalações e dispositivos. Trata-se de uma exposição integralmente interativa e o modo como o público participa influenciará o resultado da sua experiência.

Em "Presense", Rudolfo Quintas desenvolveu o conceito de contexto sensível e nele explora a relação entre corpo, sensação e presença entre o espaço físico e o digital. A título de exemplo, o visitante pode ficar com o registo da interação que tem com as obras, seja a banda sonora digital do movimento do seu corpo ou a imagem do seu rosto manipulado pelos dispositivos criados pelo artista.

ABSORTION - UMA DAS PEÇAS DA EXPOSIÇÃO



Imagem: "Absorption" - Escultura de arte-ciência inspirada na biologia molecular criada conjuntamente por Rudolfo Quintas e pelo cientista Tom Kirchhausen da Harvard Medical School

Absortion - uma das peças da exposição - resulta da experiência de Rudolfo Quintas numa residência artística no Centro de Biologia Celular e Molecular da Universidade de Harvard (Boston/EUA) em 2014, onde cruzou a biologia molecular e celular com as artes digitais. Assim sendo, a exposição "Presense" traduz os últimos desenvolvimentos na exploração dos novos media digitais posicionando-se num território inovador que cruza a arte com a tecnologia, a ciência e a filosofia.

VERÓNICA METTELO

Curadora

Verónica Metello, curadora do projeto, comenta: "A natureza do trabalho apresentado em Presense é notavelmente singular no contexto nacional e internacional. Ela cria uma estética formalmente inovadora que se traduz em novos modos relacionais, ou novos modes of spectating, entre a arte e o seu público, a tecnologia e o corpo." Neste âmbito, "Presense" coloca o seu autor num plano discursivo que toca na performance, no movimento, na ciência e na media art. Ao explorar a orgânica e a afetividade, Rudolfo Quintas propõe uma nova corporeidade.

A exposição contempla um programa pedagógico para escolas, instituições e famílias (durante as manhãs na galeria), e uma conferência no âmbito da qual se fará o lançado um livro e o visionamento de um documentário sobre a experiência da exposição.

Produção: ARTECH-International (the international association for computer arts)
Coprodução: Tomas Kirchhausen Lab - Harvard Medical School / Harvard University Apoios: Adamastor Studios, CIAC, UAb, ISMAI
Cofinanciamento: Direção-Geral das Artes

VÍDEOS

https://vimeo.com/120860825
https://vimeo.com/120047656?from=facebook
https://vimeo.com/119430528

LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS

6 a 31 de março de 2015
(de segunda-feira a domingo, das 14h00 às 20h00)
Visitas guiadas para famílias: sábado e domingo, das 10h00 às 12h30
(marcação prévia para a galeria)

Galeria Adamastor Studios
Praça dos Restauradores 13 - 2.º Dto. Lisboa
Telefone: +351 213 460 945

MAIS INFORMAÇÕES

Sítio na internet | Rudolfo Quintas: http://www.rudolfoquintas.com
Facebook | Rudolfo Quintas: https://www.facebook.com/rudolfoquintas
Galeria facebook: https://www.facebook.com/adamastorstudios






















Local:
Adamastor Studios, Lisboa

Data de início:
06 de Março de 2015

Data do fim:
31 de Março de 2015

Ficha técnica:



Calendário

 Setembro | Outubro | Novembro 

D S T Q Q S S
     
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
      

Pesquisa


Login

Brevemente disponível

Newsletter

Brevemente disponível


Rodapé

© Direção-Geral das Artes, todos direitos reservados.

  • Logo Ministério da Cultura
  • Logo Instituto das Arates
  • Logo Programa Operacional da Cultura
  • Bandeira da União Europeia
  • Símbolo de conformidade nível AA das Directrizes de Acessibilidade Web
  • Símbolo de Acessibilidade à Web[D]