DGArtes - Agenda Online

Header Gestão Electrónica de Concursos

Acessibilidade


imprimir

Curso de Max/MSP-Jitter | MISO MUSIC PORTUGAL

Curso intensivo de iniciação - Introdução aos conceitos básicos de programação e introdução à concepção de sistemas de áudio e imagem interactivos, com especial enfoque para programas audio-visuais para as artes performativas e instalações interactivas.

Introdução a conceitos de processamento em tempo-real e seu potencial expressivo.

Duração -18 horas

Horários
Dia 20 de Março das 14h00 às 19h00 (5 horas)
Dia 21 de Março das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00 (8 horas)
Dia 27 de Março das 14h00 às 19h00 (5 horas)

Local - Rebelva Parede Rua do Douro nº 92 1º andar (10 min. da estação de comboios de Carcavelos)
Tel: 214575068

Inscrições
O custo do curso é de 125 euros, dos quais 50 euros deverão pagos com a inscrição e os restantes 75¤ no início do curso.
No final do curso será entregue um certificado de participação.
Para proceder à inscrição deverá enviar uma email com o seu nome, morada, telefone, email, idade e profissão para: cursos@misomusic.com
O pagamento poderá ser feito por cheque ou vale de correio para Miso Music Portugal/Cursos Rua do Douro nº 92 1º andar Rebelva 2775-318 Parede
ou através de transferência bancária para:

Nome: MISO MUSIC PORTUGAL-ASSOCiACAO CULTURAL
N" de Conta: 033600200030060
NIB: 001603360020003006029
Banco: Santander Totta
Balcão: S. DOMINGOS DE RANA·IGREJA

A sua inscrição só se tornará efectiva depois do recebimento do montante inicial, após o que será notificado da confirmação da sua inscrição.

Nota Bene: O curso terá um nº máximo de 16 participantes. Será dada preferência aos primeiros inscritos.

Apresentação
Max/Msp/Jitter é uma linguagem de programação gráfica para criação de aplicações de criação multimédia, desenvolvido pela www.cycling74.com.
O ambiente de programação é visual, simples e intuitivo, onde se programa ligando objectos/funções/caixinhas umas às outras, através de um interface gráfico.
É uma linguagem de programação ideal para fins artísticos, que pode virtualmente controlar qualquer media electrónico. Fácil de usar, possibilita um estilo de programação rápido e com resultados imediatos, servindo de plataforma para a criação de programas com diferentes intuitos, tais como compor, improvisar ou, até, tocar ao vivo (ambos som e imagem em tempo real).

Como pano de fundo, construir ferramentas de software para utilizações personalizadas que façam as máquinas funcionar exactamente como tu queres; em abstracto: sem limites.

Descrição do Curso
Curso intensivo de iniciação.
Introdução aos conceitos básicos de programação e introdução à concepção de sistemas de áudio e imagem interactivos, com especial enfoque para programas audio-visuais para as artes performativas e instalações interactivas.
Introdução a conceitos de processamento em tempo-real e seu potencial expressivo.
Objectivos

Fazer uma vista geral sobre o potencial destas ferramentas de programação.
Passar competências de funcionamento básico tendo em vista a autonomia dos participantes no prosseguir de processos de auto aprendizagem.
Visualizar potencial de concretização e articulação com o desenvolvimento de projectos pessoais.
Abrir perspectivas e enunciar exemplos de aplicação do MAX em alguns estudo de caso.
Adquirir competências para tomada de contacto com a vasta rede e comunidade de utilizadores à escala global.
Saber usar recursos on-line de aprendizagem e recolha de materiais de trabalho de utilização livre produzidos no contexto dessa comunidade de utilizadores.
Formador
Simão Costa
É músico, pianista e compositor. Com 18 anos termina o curso de piano com nota máxima de 20 valores no Conservatório de Música de Lisboa. Completa a sua formação como pianista na Escola Superior de Música de Lisboa, na Hogeschool Muziek en Dans em Roterdão e com masterclasses, workshops e cursos intensivos nas áreas de interpretação, composição musical e novas tecnologias.
Trabalha desde 2003 como pianista e compositor, explorando as relações entre a música e as tecnologias digitais assim como as relações entre estas outras áreas disciplinares.
Dos projectos desenvolvidos destacam-se relações e parcerias com áreas como vídeo, fotografia, arquitectura, novo circo, dança e teatro.
Concebe e desenha o seu próprio software de criação musical com Max/Msp/Jitter desde 2004.
Paralelamente desenvolve uma intensa actividade pedagógica, concebendo projectos de educação artística colaborando com vários serviços educativos e instituições ligadas a esta área.
O seu trabalho tem sido apresentado em Portugal, Espanha, França, Polónia e Holanda.
Recebeu várias encomendas de criação, participa regularmente em programas de residências artísticas como o VICC - Visby International Center for Composers na Suécia, o Sítio das Artes na Gulbenkian, o Programa rede de residências Arte Ciência e Tecnologia, entre outros.
O seu trabalho foi premiado em Bourges, pelo IMEB na categoria de música para dança com a música para "Subterrâneos do Corpo" de Ana Martins.
Desenvolve em continuidade desde 2006 o projecto ¼_ano solos, com música para piano e electrónica em tempo-real, várias encomendas, concursos, festivais, actividades pedagógicas e conferências têm feito parte de um conjunto de iniciativas e eventos ligados a este projecto a nível nacional e internacional.
Actualmente vive e trabalha em Lisboa como músico e compositor independente.
Observações O curso não tem requisitos prévios em termos de conhecimentos em Max/Msp-Jitter. Os participantes deverão trazer os seus próprios computadores Mac ou PC. Não haverá disponibilização de computadores por parte da organização do curso.

MISO MUSIC PORTUGAL - Estrutura Financiada pelo Ministério da Cultura/Direcção-Geral das Artes

Local:
Rebelva Parede Rua do Douro nº 92 1º andar Carcavelos

Data de início:
20 de Março de 2010

Data do fim:
27 de Março de 2010

Ficha técnica:



Calendário

 Setembro | Outubro | Novembro 

D S T Q Q S S
     
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
      

Pesquisa


Login

Brevemente disponível

Newsletter

Brevemente disponível


Rodapé

© Direção-Geral das Artes, todos direitos reservados.

  • Logo Ministério da Cultura
  • Logo Instituto das Arates
  • Logo Programa Operacional da Cultura
  • Bandeira da União Europeia
  • Símbolo de conformidade nível AA das Directrizes de Acessibilidade Web
  • Símbolo de Acessibilidade à Web[D]