Composição em Tempo Real
A Composição em Tempo Real é um método de trabalho que tem como ambição proporcionar um conjunto de instrumentos ao intérprete, para que num contexto de improvisação (que tenha como objectivo o encontro de matéria de composição ou soluções de "mise-en-scène"), este possa agir sem se deixar "escravizar" pelos seus quereres e pelos reflexos condicionados produzidos pelo medo do desconhecido.
A Composição em Tempo Real posiciona-se em oposição à improvisação "livre" onde impera o livre-arbítrio e a ideia, equívoca, de que um corpo que "faz o que quer" é um corpo livre. A noção de liberdade está intimamente ligada à ideia de responsabilidade e a Composição em Tempo Real fornece ao intérprete um quadro de referências que lhe permitem encontrar a sua liberdade no interior e em relação a esse dispositivo. Para isso, o método propõe que o intérprete "esvazie" o seu corpo de intenções, para o "oferecer" como matéria de trabalho ao fluxo do que acontece. É quando esse fluxo cessa (natural ou acidentalmente) que o intérprete é chamado a intervir, tendo de tomar uma decisão de forma a fazer prolongar a sua vida, alterar a sua rota ou aceitar o seu fim.
Pode dizer-se que a Composição em Tempo Real propõe na prática, que o intérprete desenvolva uma qualidade de espera e de atenção, que possibilite a "revelação" em vez da "criação" de uma solução. Desta forma, só se procuram problemas que pela forma como são formulados, pela precisão e urgência com que são colocados, já indicam e contêm em si a solução possível.
Orientação: João Fiadeiro e Cláudia Dias.
Inscrições: 21 de Setembro
Datas: 29 de Setembro e 3 de Outubro
Informações: RE.AL | Rua Poço dos Negros, nº 55, 1200-336 Lisboa | T. 213 909 255 | F. 213909254 | info@re-al.org | www.re-al.org
Fotografia de Johan Mahuet
Local:
Data de início:
29 de Agosto de 2008
Data do fim:
29 de Agosto de 2008
Ficha técnica:
Setembro | Outubro | Novembro
D | S | T | Q | Q | S | S |
---|---|---|---|---|---|---|
1 | 2 | |||||
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |
10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 |
17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 |
24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 |
31 |