DGArtes - Agenda Online

Header Gestão Electrónica de Concursos

Acessibilidade


imprimir

WORKSHOP | COMPOSIÇÃO EM TEMPO JOÃO FIADEIRO

BREVE INTRODUÇÃO AO MÉTODO DE COMPOSIÇÃO EM TEMPO REAL POR JOÃO FIADEIRO
Enquadramento histórico, artístico e político | O método de Composição em Tempo Real tem sido desenvolvido e sistematizado por João Fiadeiro desde 1995. Num primeiro tempo teve como enquadramento a necessidade de se criar um sistema de composição que pudesse ser partilhado pelos seus colaboradores no processo criativo. Num segundo tempo afirmou-se enquanto instrumento para explorar modalidades de escrita dramatúrgica na área da dança, tendo sido estudado, desenvolvido e utilizado por diversos artistas e investigadores. Desde 2005 tem vido a afirmar-se no território da investigação, debruçando-se nomeadamente sobre o problema da "decisão" e da "representação", alargando assim a sua esfera de interesse e de aplicabilidade para fora das fronteiras da dança e mesmo da arte. É um método fortemente influenciado pelos avanços que se têm verificado nos últimos anos em disciplinas científicas como a neurobiologia, a ciência económica, a ciência da computação, a filosofia da linguagem e da mente, a física quântica, a linguística cognitiva, etc.

"Composição em Tempo Real" é uma designação que nasce por oposição à ideia vinculada por algumas práticas de improvisação que promovem as noções de "instantâneo"e "espontâneo" como sinónimos de "liberdade" e "autenticidade". O método de "Composição em Tempo Real" defende que "agir livremente", mesmo sob a pressão do "tempo real" (ou sobretudo por causa disso), pressupõe uma leitura "distanciada" do contexto em que se é interpelado a agir, bem como o controle das condições de visibilidade desse movimento. Numa palavra, pressupõe que sejamos responsáveis pelas nossas acções. Só assim, a nosso ver, se estará perante um gesto verdadeiramente livre. Este tipo de discernimento e "sangue-frio" perante as nossas próprias emoções e convicções, sobretudo quando confrontados com a velocidade associada ao tempo real, obriga a um treino que passa pela mecanização de um "modo de operação" que, no limite, tem como finalidade "ganhar tempo" para que o instrumento mais importante no processo de decisão " a intuição " possa emergir.(...)

| MAIS INFORMAÇÃO |

http://www.joaofiadeiro.blogspot.com/
www.artes.uchile.cl

Fotografia: Johann Maheu

"A RE.AL fundada em 1990 por João Fiadeiro, tem realizado desde a sua criação, um trabalho contínuo orientado para a produção e a difusão de projectos coreográficos e para a organização de eventos ligados à formação e à investigação artística. A RE.AL é membro da REDE " Associação de Estruturas para a Dança Contemporânea.

Local:
Universidad de Chile - Depto Danza - Santiago, CHILE

Data de início:
20 de Outubro de 2009

Data do fim:
24 de Outubro de 2009

Ficha técnica:



Calendário

 Dezembro | Janeiro | Fevereiro 

D S T Q Q S S
      
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
     

Pesquisa


Login

Brevemente disponível

Newsletter

Brevemente disponível


Rodapé

© Direção-Geral das Artes, todos direitos reservados.

  • Logo Ministério da Cultura
  • Logo Instituto das Arates
  • Logo Programa Operacional da Cultura
  • Bandeira da União Europeia
  • Símbolo de conformidade nível AA das Directrizes de Acessibilidade Web
  • Símbolo de Acessibilidade à Web[D]