DGArtes - Agenda Online

Header Gestão Electrónica de Concursos

Accessibility


print

...

A Análise do Movimento, método Cary Rick, é um método de psicologia profunda no qual o movimento do dia a dia é o elo de união visível entre corpo e psique. O movimento é interpretado como acção no seu contexto intersubjectivo específico.

Interpretando a evidência motora diagnosticamente como um aspecto de embodiment, oferece-nos uma aproximação através do movimento que demonstra como corpo e pessoa estão inter-relacionados.

No contexto da dança, características do movimento começam a ser interessantes quando existe uma integração mimética do movimento na sua reprodução. A possibilidade mimética começa a existir quando o movimento não está a ser repetido só funcionalmente mas quando também integrado emocionalmente.

Na improvisação é importante saber relacionar-se com os outros, seguindo os próprios impulsos ao mesmo tempo. Isto é o foco do método da Análise do Movimento: fomentar o movimento autónomo na inter-relação com os outros; na dança isto é: aprender a saber improvisar.

A Análise do Movimento desenvolveu-se a partir da Dançoterapia. Cary Rick, coreógrafo e solista de Dança, avaliou as diversas escolas de Dançoterapia que começaram nos anos 40 na América, e criou ao longo dos anos o próprio método de Análise do Movimento. Existe o Instituto de Análise do Movimento (Suíça) que se dedica à pesquisa e ao ensino e é reconhecido internacionalmente (ADTA).

O método está a ser utilizado em diversas áreas: na psicoterapia, psiquiatria, no ensino especial, no teatro, na dança, na área empresarial etc.

Neste Workshop quero introduzir o método, focando sobre o tema da Mimeses e da Improvisação, isto é, fomentando as diversas maneiras de se relacionar, de perceber os próprios impulsos no movimento e de começar a improvisar.

O workshop serve como seminário de admissão ao próximo Curso Básico da Especialização, que começa em Setembro de 2008.

Datas | 12 e 13 de Julho

Horário | 10H - 13H00 / 14H30 - 17H30

Local | ESMAE - Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo - Rua da Alegria, 503 - Porto

Público-alvo | Estudantes e profissionais das seguintes áreas: bailarinos, actores, psicólogos, psicoterapeutas, médicos, psiquiatras, pedagogos, enfermeiros, assistentes sociais, professores de jardins-de-infância, professores de ginástica, terapeutas ocupacionais, terapeutas do ensino especial, e todas as pessoas que podem utilizar esta ferramenta pedagógica e psicoterapêutica no seu trabalho ou na sua vida pessoal.

Inscrição | 50 euros

Amigos e associados NEC | 35 euros (desconto de 30%)

Nota:: Inscrições até ao dia 4 de Julho.

Desistências a partir do dia 10 de Julho implicam a devolução de apenas 50% do valor pago.

Desistências no dia do workshop não implicam qualquer tipo de devolução. Aconselhamos roupa e calçado confortável.

Local:
ESMAE - Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (Porto)

Data de início:
12 de Julho de 2008

Data do fim:
13 de Julho de 2008

Ficha técnica:



Calendar

 December | January | February 

S M T W T F S
      
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
     

Search


Login

Brevemente disponível

Newsletter

Brevemente disponível


Footer

© Direção-Geral das Artes, all rights reserved.

  • Logo Ministério da Cultura
  • Logo Instituto das Arates
  • Logo Programa Operacional da Cultura
  • Bandeira da União Europeia
  • Símbolo de conformidade nível AA das Directrizes de Acessibilidade Web
  • Web Accessibility icon[D]