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Inicialmente, este espectáculo não estava previsto no primeiro �Roteiro da Intemporalidade� que a Companhia de Teatro de Sintra está a percorrer desde 2005, e que este ano termina. Os autores escolhidos foram Strindberg, Ibsen e Tchekov sendo que as abordagens se desenvolveram entre o chamado �clássico� e o �experimentalismo�. A inclusão de Friedrich Dürenmatt, surge por associação óbvia a um texto de Strindberg (�Dança Macabra� ou �Dança da Morte�, conforme os tradutores). Procuramos assim um outro olhar sobre as fixações na obra do mestre sueco, e encontramos também uma oportunidade de dar a conhecer um texto poucas vezes representado no nosso país � salvo incorrecção, a primeira, e última vez, aconteceu em 1990, numa produção da Seiva Trupe. Neste �Play� quisemos entrar no jogo que a peça propõe � desde logo na própria divisão do textos em assaltos, a remeter para um jogo de boxe onde, nas didascálias, não falta o gongo � mas criando as nossa próprias regras. Ou seja: aceitamos o desafio de Dürenmatt e, play Strindberg, mas também play Dürenmatt. No texto que Dürenmatt escreveu sobre a sua peça, o autor diz que transformou �uma peça histriónica (�)numa peça para histriões� e que o actor �não se vê mais obrigado a apresentar estudos demoníacos da alma, tornando-se possível a apresentação de um texto conciso e enxuto�. Aproveitamos a deixa e deixamos cair os histriões, partimos para o mais longe possível da tentação por estados de alma e aceitamos, para desenvolver, o �conciso� e o �enxuto� e um dos trunfos referidos num dos jogos de cartas da peça: espadas. Espadas no sentido metálico, frio, despojado que propusemos para a representação. Sem histriões, sem estados de alma, sem paletas naturalistas, sem envolvimento físico. Ou apenas � e este apenas foi tanto! -o envolvimento físico do actor necessário para mediar a palavra, da fixidez da página, para a mutabilidade nos olhos e na cabeça do ouvinte/espectador. Uma representação em que o actor não se envolva, sublinhando, as tensões do texto, antes deixando que o ritmo criado em palco, retrace este estranho e perturbador jogo trágico/cómico, herdado de Strindberg, refundido por Dürenmatt. Maio 08 João de Mello Alvim

Local:
Casa de Teatro de Sintra

Data de início:
29 de Maio de 2008

Data do fim:
29 de Junho de 2008

Ficha técnica:



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