Workshop de Dança | Circolando
Workshop de Dança - Orientado por Thierry Baë | As técnicas trabalhadas no workshop serão articuladas em torno da consciência e da utilização dos 3 centros:
- centro baixo (baixo ventre): enraizamento, potência e energia motriz;
- centro solar: possibilidades motoras do busto e dos braços;
- centro alto: olhar, estados, "janela da interioridade", deslocações, sequências ligadas a estas particularidades técnicas e energéticas.
O trabalho técnico poderá ser alternado com um trabalho energético em torno do Taï chi (trabalho sobre a respiração, sobre a circulação das energias no corpo, etc.):
Improvisação composta/ composição improvisada:
- exercício da consciência como suporte à improvisação dançada (improvisação composta): consciência do espaço interior, do espaço intercorporal, do espaço fora de si.
- exercício de escrita, registo o que acaba de ser improvisado (composição improvisação): alimentar a escrita da vida, estruturar-pensar o que acontece.
- Escrever, compor (o adquirido adicionado ao inato): transformar numa estrutura composta um carácter espontâneo, vivo.
Nota biográfica:
Thierry Baë começa a dançar após estudar Belas Artes, em Reims. Frequenta a Escola Marcel Marceau e continua a formação com o mimo Etienne Decroux de quem se torna assistente.
De 1986 a 1997 participa em todas as criações de Catherine Diverrès e nas criações "Canard pékinois", "L'Effet boeuf" e "Les Philosophes" de Josef Nadj. Durante o seu percurso como intérprete cria "Sans arrêt", premiado no Festival de Budapeste, em 1985, e "La Source", em 1995.
Actualmente ensina em diversas instituições em França e no estrangeiro.
Discípulo do Mestre Chu King Hung, ensina também Taï chi chuan há mais de 20 anos. Tem ainda formação em música clássica, tocando guitarra, trompete e flauta japonesa.
Nº máximo de participantes: 14
A selecção dos participantes será feita através de análise de CV.
Data limite para envio das inscrições e CV: 16 de Novembro
Desistências até 2 dias antes do início do workshop apenas dão direito a devolução de 50% do valor da inscrição. A partir dessa data não haverá qualquer tipo de devolução.
Data: 23 a 26 de Novembro
Horário: 23 a 25 das 10H às 16H30, 26 das 10H às 13H30. (Total: 20 horas).
Local: CACE Cultural do Porto (Rua do Freixo, 1071, sala 3)
Destinatários: profissionais e estudantes das artes performativas.
Preço: 100 euros
Idioma: Inglês
A Circolando é uma estrutura financiada pelo Ministério da Cultura / Direcção Geral das Artes
Local:
CACE Cultural do Porto (Rua do Freixo, 1071, sala 3)
Data de início:
23 de Novembro de 2009
Data do fim:
26 de Novembro de 2009
Ficha técnica:
Dezembro | Janeiro | Fevereiro
D | S | T | Q | Q | S | S |
---|---|---|---|---|---|---|
1 | 2 | |||||
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |
10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 |
17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 |
24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 |
31 |