DGArtes - Agenda Online

Header Gestão Electrónica de Concursos

Acessibilidade


imprimir

Entre um e outro | Atelier de Composição Coreográfica com Joclécio Azevedo

O espaço entre um e outro corpo, a distância comum cujas variações se configuram segundo diferentes situações e segundo normas culturais e sociais específicas, será o foco principal deste atelier. A exploração deste espaço e das suas características congrega inúmeras possibilidades de encontro, de diálogo e de conflito. Durante o atelier iremos abordar a utilização do espaço intermediário sob o ponto de vista relacional, à procura de criar possíveis intersecções, ressonâncias e zonas comuns. Que possibilidades temos de tornar habitável este espaço, de zelar pela sua fruição, de aumentar a sua potência? De que forma esta "negociação" espacial pode contribuir para a circulação de informação sobre a imagem que os indivíduos têm de si próprios, do seu papel no interior de um grupo e do contexto em que se inserem? Tentaremos desenvolver estas e outras questões incentivando aproximações diversificadas, de acordo com as características dos participantes e criando espaço para o desenvolvimento de estruturas coreográficas que possam comentar processos de socialização, interacção e espacialização. Vamos tentar em conjunto perceber como alguns destes factores influenciam as manifestações da nossa presença face aos outros e que relevância podem adquirir no interior de processos criativos no âmbito das artes performativas. O trabalho será maioritariammente prático, não sendo essencial formação específica em dança. Será entretanto importante e pré-disposição para o trabalho físico e para o contacto com os outros.

Este atelier insere-se no processo de pesquisa do projecto "Open Scores" a ser apresentada em Maio no CCB, em Lisboa, numa colaboração Drumming - GP / NEC.

Joclécio Azevedo nasceu no Brasil em 1969. Vive e trabalha no Porto desde 1990. Concluiu o curso de Teatro do Balleteatro Escola Profissional em 1993, tendo frequentado paralelamente formação complementar em Dança. Participou, como intérprete, em projectos de José Caldas, João Paulo Seara Cardoso, Roberto Merino, José Wallenstein, Companhia Gioco Vita, Isabel Barros, Né Barros, Ana Figueira, Joana Providência, Pedro Carvalho, André Guedes, Simone Forti, Gary Stevens, Ronit Ziv, Jean-Marc Heim, Peter Bebjak/Juraj Korec e Tino Seghal.
De 1997 a 1999 dirigiu e programou o "Perspectivas - Festival de Teatro e Dança de Vila do Conde.
A partir de 1999, a par do seu trabalho como performer começa a apresentar regularmente o seu trabalho coreográfico participando em projectos de investigação, residências coreográficas e projectos educacionais em diversos países, como Portugal, França, Alemanha, Espanha, Bélgica, Suíça, Escócia, Inglaterra e Índia.
Em Junho de 2001 representou Portugal nos "Repérages " Reencontres Internationales de la Jeune Chorégraphie" em Lille, tendo integrado também a residência coreográfica resultante dos encontros e organizada pelo Danse à Lille/Sybel Ballet Teatre, na Tunísia. Foi co-criador no projecto "Seis Português", a convite do Porto 2001 " Capital Europeia da Cultura. Participou com os seus trabalhos na Plataforma de Dança Portuguesa Contemporânea "Mudanças 2002", no Festival "Portugal" realizado no Treffpunkt Rotebuhlplatz em Stuttgart, na programação do AEROWAVES no The Place em Londres e no CAPITALS (Encontros Acarte/Fundação Calouste Gulbenkian/Lisboa - 2002/2003). Participou nas residências MUGATXOAN (Arteleku/San Sebastián, Fundação de Serralves/Porto) - 2002) e Colina 2003 (O espaço do tempo/Montemor-o-novo). Em 2004 apresentou o seu trabalho no Festival de La Bâtie em Genéve e estreou no Movimento4 (Evento organizado pelo The Hub em Londres a convite da Fundação Calouste Gulbenkian) um novo trabalho com alunos do 3º ano do Laban Centre. Entre 2003 e 2008 colaborou com a cie Jean-Marc Heim em Lausanne, tendo sido intérprete no espectáculo "Va et Vientï" (2003 " Prémio da crítica suíça de dança e coreografia), intérprete e dramaturgo em "Creatura" (2005) e dramaturgo em "Flagrant Delhi" (2008).
Entre as suas últimas criações destaca: "Apesar das Evidências" (2003), "The Melted Mirror" (2004), "Em resumo" (2004), "Estratégias de colisão" (2006) e "Inventário"(2007).
Foi um dos membros fundadores e é actualmente director artístico do Núcleo de Experimentação Coreográfica no Porto. É também membro do colectivo internacional de artistas Squashteam.

Mais Informações em:
https://www.contentor.org

O NEC é uma estrutura financiada pelo MC/ DGArtes

Datas | Terças e Quintas, de 14 de Abril a 14 de Maio
Horário | das 19h às 21h30
Local | Núcleo de Experimentação Coreográfica
Fábrica Social- Fundação Escultor José Rodrigues
Rua da Fábrica Social s/n - 4000-201 Porto

Pronto pagamento (desconto de 5%) | 85,50 Euros
Pagamento faseado | Início do Atelier - 45,00 euros / Até 5 de Maio - 45,00 euros
Associados e Amigos NEC (desconto de 20%) | Inscrição Total - 72,00 euros / Inscrição faseada: Início do Atelier - 36,00 euros; Até 5 de Maio - 36,00 euros.
Os descontos não são acumuláveis.

Público-Alvo: Intérpretes e estudantes de dança contemporânea e teatro físico, coreógrafos, pessoas de outras áreas interessadas na experimentação de estruturas de movimento em grupo.

INSCRIÇÕES

N.º Limite de inscrições: 20 participantes
Ficha de inscrição e formas de pagamento em documento anexo.
O prazo para inscrição termina a 10 de Abril.
Em caso de desistência a partir do início do atelier é obrigatório o seu pagamento integral.

Local:
Espaço NEC - Fábrica Social - Fundação Escultor José Rodrigues | Porto

Data de início:
14 de Abril de 2009

Data do fim:
14 de Maio de 2009

Ficha técnica:



Calendário

 Dezembro | Janeiro | Fevereiro 

D S T Q Q S S
     
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
      

Pesquisa


Login

Brevemente disponível

Newsletter

Brevemente disponível


Rodapé

© Direção-Geral das Artes, todos direitos reservados.

  • Logo Ministério da Cultura
  • Logo Instituto das Arates
  • Logo Programa Operacional da Cultura
  • Bandeira da União Europeia
  • Símbolo de conformidade nível AA das Directrizes de Acessibilidade Web
  • Símbolo de Acessibilidade à Web[D]